CAMPUS MACAÉ

A percepção do racismo entre alunos do Campus Macaé do Instituto Federal Fluminense

O presente projeto visa desenvolver uma pesquisa sobre a percepção do racismo nos estudantes do Instituto Federal Fluminense do Campus Macaé. Buscaremos a partir de metodologias qualitativas e quantitativas de pesquisa social desenvolver um conjunto de conhecimentos relacionadas a vivência cotidiana dos estudantes em relação ao racismo. Nesse sentido a pesquisa irá levantar as diferenças de percepção do racismo em alunos autodeclarados brancos e em alunos autodeclarados brancos e em diferentes contextos e ambientes sociais como a própria escola, espaços públicos e privados, etc. A partir dessa pesquisa iremos obter informações detalhadas sobre como os alunos do campus reconhecem situações em que o racismo se manifesta e como os alunos lidam com essas situações no seu cotidiano. Tais informações são fundamentais para o desenvolvimento de uma educação inclusiva e de qualidade (meta 4 da ODS) e também para a redução das desigualdades (meta 10 da ODS).