CAMPUS MACAÉ

Adaptação de um curso de Química Orgânica para estudantes surdos do EMI - Campus Macaé: planejamento, aplicação, avaliação e registro das estratégias

Partindo do entendimento de que educar é um ato político, este projeto se dedica a identificar propostas e estratégias que permitam adaptar um curso de Química Orgânica
a estudantes surdos do ensino médio integrado ao Técnico do IFFluminense – Campus Macaé, de forma a contemplar suas características linguísticas visoespaciais e suas
especificidades educacionais, em consonância com a cultura surda. Pretende-se criar um percurso para o ensino-aprendizagem da Química Orgânica que transpareça em
sua intencionalidade pedagógica o compromisso com a qualidade educacional e a formação ampla de estudantes – surdos e/ou bolsistas, impactando positivamente a
comunidade local/regional ao favorecer a inclusão de estudantes com necessidades educacionais especiais no universo da escola. Para contribuir com a disseminação do
conhecimento científico, ao longo desse projeto será criado um portfólio do Curso, contendo a coleção de materiais utilizados e/ou desenvolvidos e o registro por imagens,
vídeos e textos das atividades desenvolvidas e das reflexões surgidas entre professores es estudantes, de modo que sirva como um instrumento de avaliação e divulgação da
adaptação do curso e do alcance de seus objetivos.