CAMPUS MACAÉ

Caracterização geoquímica de frações do petróleo obtidas por destilação fracionada

Embora muitas alternativas para a produção de energia estejam sendo desenvolvidas e aprimoradas, o petróleo, por meio de seus muitos derivados, ainda se constitui no principal componente da matriz energética mundial. Desta forma, o estudo e aprimoramento dos mecanismos de produção de petróleo são de extrema relevância, não apenas em função dos aspectos econômicos, mas também pelas consequências ambientais atreladas a este setor industrial.
A investigação da composição química do petróleo bruto fornece informações importantes que impactam na recuperação, manuseio e no transporte de hidrocarbonetos. Essa caracterização fornece informações geoquímicas importantes para o estudo da origem, migração e acumulação de petróleo, bem como para estudos de amostras em casos de derramamento de óleo.
A análise de frações do petróleo obtidas por destilação fracionada em laboratório pode contribuir de forma significativa para a realização de análises geoquímicas. A caracterização das frações obtidas fornece também informações relevantes sobre a geoquímica de reservatório, impactando diretamente na produção de óleo e gás. Este projeto propõe a análise geoquímica de frações do petróleo obtidas por destilação fracionada em laboratório.