CAMPUS MACAÉ

CodeTrail - desenvolvendo o Futuro: Protótipo de Jogo para Ensino de Conceitos Técnicos em Lógica e Eletrônica

• Coordenador: Lucas Augusto Scotta Merlo

O presente projeto visa desenvolver um protótipo de jogo eletrônico que explane conceitos sobre lógica de programação e eletrônica. Nesse jogo, duas ou mais pessoas devem resolver puzzles para avançar em novas salas. O principal objetivo da pesquisa é medir as contribuições dessa abordagem para o aprendizado de conceitos de programação e eletrônica. A proposta é proporcionar uma experiência interativa e colaborativa para os jogadores, onde a resolução de puzzles os incentiva a aplicar e desenvolver seus conhecimentos em lógica de programação e princípios básicos de eletrônica. Esse método busca promover um ambiente de aprendizagem coletivo e dinâmico, entre alunos e professores. A pesquisa associará o desenvolvimento do jogo à avaliação de seu impacto no entendimento e retenção de conceitos pelos alunos. Além disso, será analisado o engajamento e a motivação dos estudantes durante o processo de aprendizado. Espera-se que o jogo não apenas facilite a compreensão de conteúdos técnicos, mas também aumente o interesse dos alunos por essas áreas, tornando o aprendizado mais envolvente e eficaz.

registrado em: Pesquisa, Campus Macaé