CAMPUS MACAÉ

Construção de miniestação meteorológica e monitoramento climatológico aplicados como objetos de aprendizagem

Esse projeto de pesquisa descreve um projeto educacional que utiliza tecnologia de impressão 3D e Arduino para criar uma miniestação meteorológica, com o objetivo de promover a conscientização e o aprendizado sobre questões climáticas e ambientais. O projeto visa envolver alunos, divulgar dados coletados e desenvolver materiais de aprendizagem significativa possível de serem usados por diversas áreas do conhecimento. A metodologia inclui pesquisa teórica, prototipagem, montagem da estação, coleta de dados e divulgação. Os resultados esperados incluem a criação de objetos de aprendizagem e unidades de ensino potencialmente significativas que podem ser utilizados por professores e a promoção da integração da comunidade escolar e da divulgação científica sobre a questão climática.