CAMPUS MACAÉ

Desenvolvimento de uma plataforma de posicionamento automático de baixo custo para a produção de astrofotografias

A Astrofotografia é a área de fotografia utilizada para investigação astronômica, para a análise de corpos celestes e fenômenos que ocorrem fora da atmosfera terrestre(RIBEIRO, 2019). A Astrofotografia possui um grande potencial didático para ser aplicado em atividades práticas em ambientes formais e não formais de aprendizagem da astronomia(Ferreira e Furtado, 2022).
O movimento de rotação da Terra é um grande empecilho para a produção dessas imagens, já que as máquinas fotográficas exigem um tempo de exposição maior à luz para a captura de imagens do céu noturno. Sem uma correção da posição da câmera essas imagens são geradas borradas(Júnior, 2016).
Para compensar essas movimentações existe uma série de ferramentas comerciais que apresentam um custo elevado. Na literatura pode-se encontrar uma série de propostas de baixo custo para substituir essas opções de valor mais elevado (Ferreira e Arruda, 2022)(Pozzobon, 2022)
Esse trabalho de se propõe em desenvolver um modelo de localizador estelar capaz de corrigir o posicionamento de câmeras digitais ou mesmo celulares de forma a produzir astrofotografias com um custo reduzido, utilizando os recursos do labmaker, como a impressora 3D para o desenvolvimento da estrutura física e o controle do movimento a ser realizado por meio de uma plataforma de prototipagem como o arduíno ou esp32. Ao final do desenvolvimento do produto o objetivo é utilizá-lo e distribuí-lo para instituições de ensino para a produção de atividades na área de astronomia.