CAMPUS MACAÉ

Elaboração de produtos educacionais para o ensino de química para alunos com necessidades educacionais especiais no Ensino Médio Integrado do IFFluminense – campus Macaé.

O Instituto Federal Fluminense, em atendimento ao disposto na
legislação brasileira sobre a inclusão de pessoas com deficiência na educação,
tem disponibilizado espaços e recursos próprios para este fim, especialmente
através dos Núcleos de Apoio à Pessoas com Necessidades Educacionais
Especiais. Entretanto, a inclusão destes alunos demanda a utilização de
produtos educacionais que atendam suas necessidades específicas, de forma
a facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Entende-se por produtos
educacionais os materiais didáticos destinados a mediar o processo de ensino-
aprendizagem, como jogos pedagógicos, protótipos, atividades experimentais,
sequências didáticas, aplicativos, mídias educacionais, materiais interativos e
outros. Neste aspecto, o ensino de química para pessoas com deficiência nos
cursos técnicos integrados, pode ser enriquecido com a criação e aplicação de
metodologias específicas, tanto para o ambiente da sala de aula, seja
presencial ou virtual, quanto para a realização de aulas experimentais em
laboratório. Desta forma, este projeto propõe a elaboração de produtos
educacionais específicos para o ensino de química para alunos com
necessidades educacionais especiais no ensino médio integrado do IFF-
Campus Macaé.