CAMPUS MACAÉ

Implementação de Automação para Precisão no Ajuste do Movimento de Sensores em Aquisição Sísmica Laboratorial usando MATLAB

• Coordenadora: Selene Dias Ricardo de Andrade

Na área de exploração de petróleo, é possível realizar um levantamento sísmico marinho para estudos em laboratório, desde que a razão entre o tamanho das características e o comprimento de onda acústica seja a mesma tanto em campo quanto no modelo físico. Assim, pode-se utilizar equipamentos de modelagem em laboratório para analisar as propriedades acústicas da subsuperfície (EBROM & MCDONALD, 1994). O sismograma gerado a partir de um levantamento sísmico em laboratório é construído pela soma de diversos traços sísmicos (sinais recebidos e gravados no tempo) capturados pelos sensores ultrassônicos. Cada traço sísmico é formado pela soma de vários registros detectados por esses sensores a partir de tiros aplicados por uma fonte sísmica. A repetibilidade nas aquisições sísmicas é necessária para que a soma dos traços registrados seja bem-sucedida, aumentando os sinais de interesse e cancelando os ruídos. Portanto, a repetição na movimentação dos sensores ultrassônicos (fonte e receptor) deve ocorrer várias vezes, garantindo o retorno ao ponto inicial do movimento com precisão milimétrica. Ao realizar o downscale dos dados sísmicos de campo para a representação do modelo físico em escala ultrassônica, um movimento de 1 mm em laboratório corresponde a 10 m em campo. Este projeto visa automatizar o controle da posição do sensor, que se movimenta por estar conectado a um motor de corrente contínua (CC). A simulação dessa automação será realizada com materiais, componentes e programas de computador disponíveis no laboratório do Instituto Federal Fluminense (IFF). O sensor de posição será utilizado na realimentação de uma malha de controle composta pelo motor, computador e uma placa de aquisição de dados digitais. O objetivo é conectar o sensor de posição à placa de aquisição de dados (AD/DA) e esta placa será ligada ao computador. A placa receberá sinais do sensor de posição e enviará sinais ao motor de corrente contínua para movimentação e repetição precisa do posicionamento. Um algoritmo de controle será desenvolvido e testado no laboratório do IFF para garantir a precisão no posicionamento e repetição do movimento do eixo do motor. Este projeto de Iniciação Científica (IC) proporciona aos estudantes dos cursos de engenharia do IFF uma conexão entre a teoria e a prática, permitindo o desenvolvimento de habilidades como resolução de problemas e visitas técnicas ao sistema de modelagem física sísmica do Laboratório de Engenharia e Exploração de Petróleo (LENEP) na Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). A parceria entre essas Instituições de Ensino Superior (IES) e este trabalho prático visa alcançar o quarto dos dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

registrado em: Pesquisa, Campus Macaé