CAMPUS MACAÉ

O Impacto da Participação em Equipes de Robótica para o Aprendizado Estudantil

  • Coordenador: Gabriel Solino de Abreu Areas

O projeto busca avaliar o impacto da participação em equipes de robótica educacional no desenvolvimento de competências técnicas e interpessoais em estudantes das equipes de robótica do IFF Macaé. Através da aplicação de questionários, entrevistas semi estruturadas, e o diário de campo dos pesquisadores, a pesquisa visa entender como a participação nas equipes contribui para o aprimoramento de habilidades interpessoais como liderança, trabalho em equipe e resolução de problemas, bem como os conhecimentos técnicos necessários. Os resultados esperados incluem uma maior compreensão do engajamento estudantil na robótica e seu papel no aprendizado. Este estudo atende aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, particularmente o ODS 4, que visa assegurar uma educação de qualidade e promover oportunidades de aprendizado ao longo da vida para todos. A inovação do projeto se destaca pois embora já existam equipes de robótica educacional, encontra-se poucos trabalhos na literatura a respeito do impacto da participação nessas equipes para o aprendizado.

registrado em: Pesquisa, Campus Macaé