CAMPUS MACAÉ

Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos no IFF campus Macaé

Os resíduos sólidos gerados nos ambientes escolares são diversos e contam, na maioria das vezes, apenas com o serviço de recolhimento público de tudo o que é produzido, sem separação. Esta geração de resíduos pode, contudo, ter uma correta destinação e ser utilizada como um instrumento para o desenvolvimento de projetos educacionais que visem estimular a compreensão sobre diversas questões ambientais, tais como, poluição ambiental, recursos naturais e impactos ambientais. O ambiente escolar que faz o gerenciamento dos resíduos sólidos que produz, incentiva a comunidade escolar a buscar esse processo em outros locais, aumentando a abrangência de ações voltadas ao desenvolvimento sustentável. Deve ser salientado que, para o funcionamento dos setores que compõem uma escola, como administração, salas de aula, biblioteca, refeitórios e laboratórios, uma grande quantidade de resíduos é gerada, incluindo resíduos orgânicos e inorgânicos, mas que nem sempre contam com uma correta destinação. Verificada a ausência de ações voltadas ao tratamento adequado dos resíduos do Instituto Federal Fluminense (IFF) campus Macaé, este projeto visa instituir um plano de gerenciamento de resíduos sólidos propondo formas corretas de descarte e incentivando a adoção de programas de educação ambiental voltados à redução, reutilização e reciclagem.