CAMPUS MACAÉ

Produção de sabão a partir de óleo vegetal residual como proposta de ensino de química e educação ambiental

A questão ambiental está cada vez mais em pauta, visto as grandes mudanças climáticas resultantes da degradação e uso inadequado dos recursos naturais que o Planeta nos dispõe. Um exemplo de ação prejudicial ao meio ambiente é o despejo incorreto de óleo utilizado na cozinha. Este, em contato com o solo, podem atingir o lençol freático e contaminar os mananciais, além de prejudicarem a agricultura, agredindo a vegetação, os microrganismos e o húmus, chegando a provocar infertilidade da área. O Brasil produz cerca de quatro bilhões de litros de óleo de fritura ao ano, sendo dois deles descartados e o restante consumido em frituras, produtos industrializados ou mesmo aderidos aos ambientes de preparo, estimando-se que apenas 5% sejam reciclados. Baseado nesta situação problema, surge os seguintes questionamentos científicos: existe descarte adequado ou serviço de coleta de óleo em seu bairro? Você sabe o que pode ser feito com o óleo de fritura? A presente proposta tem como objetivo elaborar um programa de coleta de óleo residual do restaurante do campus IFFMacaé e elaboração de oficinas para produção sabão, com viés central de conscientização na educação ambiental e química orgânica. A proposta será implementada inicialmente no campus IFFMacaé e, futuramente, estendida para escolas municipais do município, especificamente para alunos do 9º ano do ensino fundamental.