Alunos planejam empresa júnior

Os alunos do curso de Engenharia de Controle e Automação estão iniciando um projeto da primeira empresa júnior do Campus Macaé.

Rômulo Felipe dos Santos Silva e Raphael Fuji Ferreira, alunos do 6º e 4º período, respectivamente, do Curso de Engenharia de Controle e Automação, tiveram a mesma ideia: montar uma empresa de soluções em automação dentro da escola. Cada um estava buscando as informações sobre como fazer isso até descobrirem o interesse em comum. “Foi num bate-papo informal que nós descobrimos que tínhamos a mesma vontade”, conta Raphael. Eles decidiram então fazer o esforço em conjunto e chamaram alguns colegas para participarem da empreitada. “No momento, somos quatro, mas estamos procurando outras pessoas que sejam responsáveis”, disse Rômulo.

Segundo ele, a motivação para colocar a ideia em prática veio depois da visita que ele fez à Incubadora de Empreendimentos Tecnológicos de Macaé acompanhado pelo diretor em exercício do campus Macaé, Jader Lugon, por ocasião de sua inauguração. “Lá eu vi as coisas funcionando, que era possível”, relatou.

Os alunos ressaltam que ainda estão bem no início do planejamento e que buscam informações e orientações com os diversos professores do IFFluminense. Também decidiram implantar a empresa júnior na própria instituição e não na incubadora, por motivos de deslocamento e disponibilidade. “Se colocássemos nossa empresa lá na incubadora, não teríamos como mantê-la aberta em horário comercial devido à distância da escola. Trazendo a empresa pro campus, oportunizaremos a experiência real para vivência dos alunos”, disse Raphael. Eles também estudam a possibilidade de parceria com alunos de cursos técnicos. “Estamos vendo se houve alguma mudança na legislação, mas acho que será possível sim”.

registrado em: InFForme, Macaé, Empresa Junior