Campus passa a oferecer curso noturno voltado à Educação de Jovens e Adultos

Completando um ano de atividades no dia 02 de fevereiro, o campus Santo Antônio de Pádua inicia o ano letivo 2016 com 35 estudantes da Educação de Jovens e Adultos.

Nunca é tarde para voltar à sala de aula, e o sonho de ser estudante é compartilhado por muitos trabalhadores brasileiros que, por diversas razões, não concluíram ou deram continuidade aos seus estudos durante a juventude. Neste sentido, os Institutos Federais cumprem papel importante na formação de trabalhadores.

O campus Santo Antônio de Pádua, que, em seu primeiro ano de atividades, ofertou Cursos Técnicos de Nível Médio em horário diurno, inicia 2016 com a oferta do Curso Técnico em Logística na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (Proeja), ou seja, voltado a pessoas maiores de 18 anos.

Com 35 estudantes – alguns oriundos da EJA da rede municipal -, o curso é do eixo tecnológico “Gestão e Negócios” e tem duração de três anos. A escolha do curso se deve às características socioeconômicas do Noroeste Fluminense, destacando-se as áreas de serviços e comércio. Outro fator é a instalação da Usina Hidrelétrica no município de Itaocara-RJ, que demandará técnicos formados em logística.

Para o diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do campus, Arthur Rezende da Silva, a oferta do Proeja é um compromisso assumido com a comunidade jovem e adulta de Pádua e região. “Aliado aos objetivos dos Institutos, tem-se o atual Plano Nacional de Educação (PNE), que, em sua meta 10, determina que tenhamos no Brasil, no mínimo, 25% das matrículas de educação de jovens e adultos, nos ensinos fundamental e médio, na forma integrada à Educação Profissional”.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD 2013), 81 milhões de pessoas não possuem o ensino médio completo e, destas, apenas 3,6 milhões frequentavam a escola no momento da pesquisa. “Somos uma escola de trabalhadores para trabalhadores. Sendo assim, o campus Pádua, ao iniciar uma turma do Proeja, reafirma seu compromisso com o desenvolvimento da região”, destaca o diretor geral da unidade, Carlos Alberto Fernandes Henriques.

O Ministério da Educação divulgou recentemente uma campanha voltada à Educação de Jovens e Adultos. Assista:

Ensino Médio: Além dos alunos da EJA, o campus recebeu, neste início de ano letivo, iniciado em 29 de fevereiro, 100 estudantes do Ensino Médio Integrado Regular. Como ocorreu em 2015, foi marcado por uma semana de recepção e ambientação com atividades que trouxeram temáticas variadas: bullying, conservação do patrimônio público, campanha #ZikaZero do Ministério da Educação e eleições no campus.

Para estas atividades, os alunos do 1º e 2º anos foram divididos em oito grupos com as seguintes temáticas: Gênero; Estética; Relações etnicorraciais; Classes sociais; religiosidade; Deficiência; Tribos Urbanas; e Sexualidades.

registrado em: InFForme, Proeja, Pádua