Campus SJB aborda futuro profissional de alunos

Com o intuito de auxiliar os alunos do Ensino Médio integrado, a unidade implantou projetos que visam facilitar a escolha da área profissional e o aprendizado da Matemática.

O percurso de formação acadêmica é composto por descobertas, aprendizados e, principalmente, por tomadas de decisão. Aspectos como a afinidade com áreas do conhecimento e a escolha da carreira profissional entram em foco quando estudantes do Ensino Médio redirecionam seus esforços para uma futura área de atuação. Atento a isso, o campus Avançado São João da Barra tem investido em ações que visam auxiliar o aluno na experiência de aprendizado e na seleção de uma carreira.

O projeto “Hora da Escolha”, nesse sentido, oferece aos alunos do 1º ano dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do campus a possibilidade de escolherem conscientemente seus caminhos profissionais, possibilitando a interferência na realidade para construir um mundo melhor e utilizando, para isso, o poder transformador do trabalho.

(Estudantes atendidos pelo projeto)

Para realizar a aproximação e interação dos alunos com as áreas de Petróleo e Naval, realizaram-se apresentação de vídeos sobre esses campos profissionais, visitas à “Feira Brasil Offshore” e ao “Complexo Portuário do Açu”, além de encontros com profissionais especializados e realização de pesquisas em grupo sobre temas ligados à temática Petróleo e Naval.

“O ciclo de palestras e eventos foi essencial para determinar minha escolha”, afirma Maxwell Amaral, estudante do 1º ano do Curso Técnico Integrado e que, por meio do “Hora da Escolha”, compreendeu, de forma mais ampla, o papel da sua formação escolar. “Em relação ao meu curso, espero adquirir o máximo de conhecimento possível, que não sirva só para mim, mas que contribua para intervenções que transformem a sociedade”, afirma.

“O Projeto possibilita aos alunos a opção consciente por uma das áreas ofertadas pelo Campus Avançado São João da Barra, oferecendo condições para prosseguirem os estudos pelos caminhos profissionais que desejam seguir, a partir no 2º ano dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio”, destaca Pâmella Alvarenga, professora de Matemática do campus e supervisora do projeto. “Estimular o protagonismo pelos alunos na construção do seu percurso formativo é, sem dúvida, nosso maior objetivo", afirma.

Complementando essas ações, o projeto “Nivelamento em Matemática básica” busca auxiliar os alunos que possuem baixo desempenho nessa área do conhecimento, proporcionando conhecimento básico de uso fundamental aos seus estudos. Desse modo, por meio de applets e apostilas, os estudantes realizam atividades envolvendo problemas do cotidiano.

Os ingressantes do 1º semestre de 2016 serão divididos em dois grupos com horários diferenciados para os dois grupos. Quem já participa dos encontros já identifica a mudança no uso da Matemática.

“O Projeto de Nivelamento está sendo extremamente importante para todos nós, os novos alunos, pois, assim, temos a oportunidade de relembrarmos conteúdos vistos no Ensino Fundamental. Matemática é uma matéria muito difícil, então esse projeto está me ajudando muito. Os professores estão sempre prontos para nos auxiliar”, comenta a estudante do 1º ano Joana Gomes Pereira.

(Estudantes durante nivelamento)