Cineclube Debates utiliza cinema como ferramenta de incentivo à reflexão

Resultados do projeto são observados dentro e fora de sala de aula.

Saindo dos limites das tradicionais salas de exibição para ocupar os mais diversos espaços, o cinema alcançou as salas de aula como ferramenta de educação. Foi assim, a partir de uma prática didática adotada nas aulas de Filosofia do professor Rafael Tardin, que surgiu, no campus Bom Jesus do Itabapoana, o Cineclube Debates, projeto idealizado com o objetivo de fomentar o exercício da discussão e o aprimoramento do senso crítico dos participantes.

“O alvo era promover um envolvimento dos alunos com as problemáticas para além do nível racional ou intelectual”, conta o professor, que já nota os efeitos positivos das atividades realizadas. “É possível constatar o aprimoramento, tanto da linguagem quanto das técnicas empregadas pelos estudantes nos diversos debates promovidos. O exercício da articulação de argumentações promoveu um amplo desenvolvimento da relação entre o pensar (refletir) e falar (se posicionar politicamente)”, avalia.

(Além das exibições tradicionais, o projeto participa de eventos dentro e fora do Instituto. A II Mostra Indígena, por exemplo, contou com uma oficina realizada pelo Cineclube)

Brenda Moreira é uma das bolsistas do Cineclube e também observa suas evoluções. Ela superou a dificuldade de relacionamento interpessoal e o medo de se expressar depois de participar do projeto. “Meu desenvolvimento na escola, em casa ou em qualquer lugar foi muito grande. Pude ver as coisas de outra maneira e aprender muito”, relata. Marco Antônio, também bolsista, concorda: “vejo em mim e nos outros uma evolução intelectual inegável. Buscávamos apenas a formação para o mercado de trabalho e agora buscamos também enfatizar e espalhar um modo de vida mais questionador e revolucionário”.

Uma das atividades promovidas que ilustra este incentivo à reflexão é a oficina de debate. Os alunos são divididos aleatoriamente em dois grupos, um com posicionamento a favor e outro contrário ao tema em questão, e cada qual deve defender seu ponto de vista. Uma equipe de observadores, igualmente composta por estudantes, analisa os discursos, dando seu parecer em determinados momentos. Desta forma, busca-se “promover uma troca de olhares.; sair de sua ótica para compreender os motivos e argumentações do outro que é seu oposto”, explica Rafael.

Programação – Os filmes são exibidos semanalmente, às segundas-feiras, e os debates acontecem às terças-feiras, no campus Bom Jesus, sendo as discussões referentes à obra apresentada na semana anterior. Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público. Os interessados podem se atualizar pela página do Cineclube Debates no Facebook ou pelo e-mail cineclubdebate.iff@gmail.com.

Equipe – São membros da equipe os professores Laert Guerra Werneck, José Carlos Silverio dos Santos, Tatiana da Costa Sena e Eduardo Moreira. Bolsistas: Marco Antonio Pains Valim, do Curso Técnico Integrado em Informática, e Brenda Moreira, do Curso Técnico Integrado em Agroindústria.

Comunicação Social do campus Bom Jesus do Itabapoana