Portal de Seleções é novo canal de comunicação do IFFluminense

Elaborado durante o ano de 2015, o Portal de Seleções é uma nova ferramenta de comunicação do Instituto Federal Fluminense na internet e concentra todos os documentos relacionados a processos seletivos.

Com o objetivo de fortalecer a comunicação em relação à divulgação de editais de seleções do IFFluminense, um grupo de trabalho formado por servidores da Diretoria de Comunicação e da Diretoria de Tecnologias de Informação e Comunicação elaborou, durante o ano de 2015, o Portal de Seleções. A proposta era materializar uma ferramenta com interface atrativa e com uma lógica de organização dos documentos que facilitasse o acesso pelo usuário e concentrasse os diferentes tipos de processos seletivos realizados pelo IFFluminense.

“Neste sentido, foi realizado um trabalho para estruturar as informações e desenvolvidos mecanismos que facilitem para o usuário encontrar informações consolidadas sobre os processos”, destaca Ronaldo Amaral, diretor de Tecnologias de Informação e Comunicação.

A nova ferramenta foi pensada a partir da concepção do novo Portal do IFFluminense, lançado em dezembro do ano passado, e dentro de um projeto maior, que foi a construção da Política de Comunicação, visando à consolidação e ao aprimoramento dos processos comunicacionais do instituto.

“O Portal de Seleções nasceu dos estudos feitos para a arquitetura de informação do novo portal do IFFluminense, cujos resultados apontaram que os acessos aos editais de seleções poderiam ser otimizados com a criação de um ambiente próprio”, explica Carlos Henrique Morellato, programador visual da Educação a Distância e que integrou o grupo de trabalho.

Tendo como base o layout proposto pela identidade padrão de comunicação digital do Governo Federal, assim como o Portal do IFFluminense, a nova ferramenta traz variações em cor e da estrutura de informações. “Foi desenvolvido utilizando a cor predominante azul, para sinalizar que é um portal especificamente para as seleções e não uma subpágina do portal principal do IFFluminense, que tem a cor predominantemente verde. Apesar dessa diferenciação, os portais estão integrados, a fim de potencializar a divulgação dos processos”, acrescenta Carlos. Pelo Portal do IFFluminense, por exemplo, é possível acessar o Portal de Seleções por meio de um filtro de buscas que permite acessar o tipo de seleção de acordo com o interesse do usuário.

O Portal de Seleções também pode ser acessado diretamente pelo endereço www.selecoes.iff.edu.br . O site está disponível desde janeiro de 2016 e servidores estão recebendo treinamento para sua utilização, em atendimento à Portaria nº 275/2016, que estabelece os fluxos de publicações de editais no âmbito do Instituto.

Ferdinanda Maia/Comunicação Social da Reitoria

registrado em: InFForme, Portal de Seleções