Eleições IFF 2023

Votação nas unidades do IFF segue até as 21h

por Comunicação Social da Reitoria publicado 06/12/2023 18h09, última modificação 06/12/2023 18h43
Após as 21h, será feita a apuração dos votos, com transmissão ao vivo pelo IFFTube.
Eleições do IFF seguem até as 21h

(Foto: Ana Paula Viana/IFF)

Continuam, a todo o vapor, as eleições para reitor e diretores-gerais de 11 campi do Instituto Federal Fluminense (IFF), organizadas e conduzidas pela Comissão Eleitoral Central e pelas Comissões Eleitorais Locais. Nos 13 locais de votação, servidores e alunos ocupam as filas e urnas em um processo eleitoral que irá até as 21h.

Thais Elisa, presidente da Comissão Eleitoral Central, discorreu sobre a extensão do processo. “A magnitude desse evento democrático é evidenciada pela organização de 13 locais de votação, cada um representando um centro de decisões e vozes. Esses locais não são apenas espaços físicos, mas são o epicentro de uma expressão coletiva de vontades, onde cada voto é um passo em direção ao futuro da nossa instituição", destacou a servidora, acrescentando que o processo não seria possível sem uma operação logística e um envolvimento massivo de vários servidores que atuaram nas comissões eleitorais. "Mais do que simplesmente dispor de cédulas eletrônicas e urnas, a logística envolvida é uma teia intricada que abrange o transporte seguro das urnas, o treinamento minucioso de mesários e o cuidado com cada detalhe para garantir que o processo eleitoral transcorra sem intercorrências”, disse.

Quando questionado sobre uma possível estimativa de quantos já votaram, Fernando Sabino, membro da Comissão Eleitoral Central, revelou que é difícil ter uma estimativa precisa, mas que a movimentação de eleitores entre os locais de votação parece estar dentro do esperado. Sobre o andamento das eleições, Fernando afirmou que tudo tem seguido dentro dos conformes. De acordo com ele, a preocupação agora é com o encerramento do processo. "É o momento em que a gente precisa imprimir os relatórios, fazer o fechamento, fechar as atas, assinar as atas e verificar se todas as informações estão certas para poder fechar o processo e começar a apuração", pontuou.

Estudantes e servidores que ainda não participaram do processo eleitoral podem comparecer aos locais de votação para exercer seu direito de voto.

Após as 21h, horário de término da votação, será feita a apuração dos votos, com transmissão ao vivo pelo IFFTube. Todas as informações podem ser acompanhadas pela página das Eleições no Portal do IFF.

Eleições IFF 2023: separe seus documentos e participe!

Comunidade do IFF vai eleger reitor e diretores-gerais dos campi nesta quarta, dia 06 de dezembro

Saiba como será a apuração dos votos nas Eleições IFF 2023

Servidores e estudantes já começaram a votar