CAMPUS SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

Técnico Integrado ao Ensino Médio por Eixos Tecnológicos

A proposta pedagógica do curso dá sentindo à aprendizagem, pois rompe com a fragmentação do conhecimento

O campus Santo Antônio de Pádua nasce com um novo modelo de ensino que tem como objetivo possibilitar ao aluno o desenvolvimento de sua capacidade de gerar conhecimentos a partir de uma prática interativa com a realidade! Isso é a Politecnia, em que o aluno passa a lidar com o conhecimento de forma integrada.

Essa proposta pedagógica, baseada na Politecnia, dá sentindo à aprendizagem, pois rompe com a fragmentação do conhecimento. Portanto, um “ensino em movimento”! Essa integração ocorrerá por meio de problematizações da realidade de Santo Antônio de Pádua e região.

É importante destacar que, nessa proposta de ensino, não haverá horário por disciplinas, mas sim por áreas. Língua Portuguesa, Artes, Educação Física e Língua Estrangeira farão parte da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. A matemática, Física, Química e Biologia farão parte da Ciências da Natureza e suas tecnologias e a História, Geografia, Sociologia e Filosofia farão parte da Ciências Humanas e suas Tecnologias. A educação profissional estará integrada a essas áreas.

O aluno ingressará no 1º ano do ensino médio em um núcleo básico, em que o estudante terá uma base humanística, possibilitando vivências nos três eixos tecnológicos ofertados pelo campus: Controle e Processos Industriais; Gestão e Negócios e Infraestrutura. O aluno, ao concluir com aprovação o 1.º ano do curso, optará por um eixo tecnológico. Assim, no 2º ano, haverá um aprofundamento científico e tecnológico em relação ao eixo escolhido.

Ao concluir com aprovação o 2º ano do curso, no momento da renovação da matricula para o 3º ano, o estudante fará a opção por uma das habilitações ofertadas pelo campus, de acordo com o eixo escolhido no 2º ano do curso.

Portanto, no 3º ano, o aprofundamento científico e tecnológico é em relação ao curso técnico escolhido.

 Progressão das séries