CAMPUS SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

Leitura e escrita

Alunos do Campus Pádua divulgam 2.ª edição do IFFolha

por Campus Santo Antônio de Pádua com Comunicação Social da Reitoria publicado 14/07/2017 12h51, última modificação 08/12/2017 09h59
A segunda edição do jornal impresso aborda de maneira crítica o machismo.
Alunos do Campus Pádua divulgam 2.ª edição do IFFolha

Equipe de produção do jornal IFFolha.

A segunda edição do IFFolha, de julho de 2017, contou com a participação de alunos do Campus Santo Antônio de Pádua em seu processo produtivo. O jornal traz uma abordagem crítica a respeito do machismo por meio de diversos gêneros textuais: crônica, poemas, tirinha, resenha de livro, artigo de opinião, entrevista, pesquisa, conto, entre outros.

A decisão de fazer uma discussão sobre o machismo partiu dos próprios estudantes, devido a alguns acontecimentos no campus, conforme explicam no artigo intitulado "As fêmeas têm voz".

A coordenadora do projeto e professora de Língua Portuguesa, Melina Rezende, afirma que quando começou a receber os textos, percebeu que “estavam ótimos e que a discussão sobre o assunto seria feita com muita qualidade. Ela é muito importante no ambiente escolar, pois por mais que tenhamos avançado na conquista dos direitos das mulheres, a cultura machista ainda é dominante no dia a dia. As discussões sobre machismo são importantes e urgentes, pois por meio delas disseminamos valores de igualdade e respeito, fundamentais para mudar essa cultura”, acentua.

A ideia do projeto surgiu em sala de aula, como atividade de apoio ao ensino e aprendizagem dos gêneros textuais e tem como objetivo estimular a leitura, a escrita e promover maior integração entre alunos e servidores.

Para o aluno do 2.º ano do Curso Técnico em Automação e bolsista do projeto, Vinícius Gonçalves, a produção do jornal permitiu a união de alunos, técnico-administrativos e professores do campus. Outro ponto positivo foi a manutenção de um ambiente saudável em que o IFFolha “representa uma forma de expressão dos alunos. Podemos mostrar o que pensamos, compartilhar as nossas experiências. Os professores nos dão apoio e, além de melhorar a escrita, isso faz com que nos tornemos pessoas melhores”, avalia.

O IFFolha também está disponível na versão online. Confira  AQUI .