CAMPUS SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

Violência Doméstica

Campus Pádua promove I Saber Mulher

por Campus Santo Antônio de Pádua com Comunicação Social da Reitoria publicado 20/02/2018 12h39, última modificação 21/02/2018 12h32
O evento acontecerá de 19 a 21 de março. O prazo para submissão de trabalhos vai até o dia 28 de fevereiro de 2018.
Campus Pádua promove I Saber Mulher

Evento tem como tema “Violência Doméstica, Segurança Pública e Políticas Públicas".

Com o objetivo de favorecer o desenvolvimento científico e o diálogo com a comunidade, o IFF Campus Santo Antônio de Pádua promoverá o I Seminário de Saberes sobre Violência Doméstica no Noroeste Fluminense, em parceria com o Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior da Universidade Federal Fluminense (UFF).

A primeira edição do evento, aberto a comunidade em geral, será realizada de 19 a 21 de março e terá como tema “Violência Doméstica, Segurança Pública e Políticas Públicas". As inscrições para participação no I Saber Mulher deverão ser realizadas de 01 a 18 de março, no site do evento.

O prazo para submissão de trabalhos vai até o dia 28 de fevereiro. As propostas deverão ser submetidas por meio de preenchimento de formulário, disponível AQUI, e de acordo com as orientações do Edital N.º 15/2017. Os eixos temáticos para apresentação de trabalhos são: Gênero, Racismo e Cidadania; Políticas Públicas e Rede de Atendimento; Mercado de Trabalho, Formação e Inclusão Social; Justiça, Segurança Pública e Direitos Humanos; Gênero, Identidade e Diversidade Sexual; Políticas de Educação, Cultura, Comunicação e Produção do Conhecimento sobre Gênero.

A programação do evento terá, além de apresentação de trabalhos acadêmicos, palestras, mesas-redondas e apresentações culturais. “Nosso intuito é estimular o diálogo entre o setor público, as instituições acadêmicas e a comunidade local com vistas a estabelecer parcerias que contribuam para a consolidação da rede de atendimento às vítimas de violência doméstica”, afirma a organizadora Lívia Brasil, diretora de Pesquisa, Extensão e Cultura do Campus Pádua.

A assistente social do campus e organizadora do evento, Amanda Bersácula, destaca que muitos casos de violência contra a mulher não são denunciados por medo da vítima e também por falta de atendimento qualificado e políticas públicas de proteção.

"Discutir sobre a violência doméstica se faz necessário e é uma das possibilidades para evitar o feminicídio e outras situações como o estupro, por exemplo, dentro dos lares. No mês de março, em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o I Saber Mulher pretende trazer à tona a importância da luta e de se discutir temas como Segurança Pública, Gênero, Violência e Políticas de Atendimento à mulheres vitimadas pela violência. Penso que ainda estamos longe de comemorar o dia 08 de março com flores! É preciso que primeiro possamos garantir a igualdade de gênero e os direitos humanos de todas!", pontua Amanda.

O diretor-geral do campus, Arthur Rezende, considera extremamente oportuno o debate da violência contra a mulher em uma instituição como o Instituto Federal Fluminense. “Temos que colaborar para o desenvolvimento local e regional, e é a partir de discussões como essa que o IFF Pádua efetiva seu compromisso social enquanto uma escola pública”, afirma Arthur, ressaltando que "a parceria com a UFF Pádua potencializa a ação institucional em prol do município e da região".

Todas as informações estão disponíveis AQUI, no site do evento.

Datas importantes:

Submissão de trabalhos – até 28/02/2018