CAMPUS SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

IFF Pádua volta a realizar os Jogos Internos

por Alexandre Willian Dias Ferreira publicado 30/10/2023 10h46, última modificação 31/10/2023 17h30
Jogos Internos voltam a acontecer depois de 7 anos e movimentam o IFF Pádua, com arrecadação de quase 1 tonelada de alimentos
JOIN 2023

Equipe Vermelha - Vencedora do JOIN 2023

Aconteceu, entre os dias 16 e 27 de outubro, a segunda edição dos Jogos Internos do IFF Pádua - JOIN 2023. A competição contou com a participação de aproximadamente 180 alunos de todas turmas e cursos da unidade, além de servidores docentes e técnico-administrativos que compuseram as equipes e movimentaram o campus nessas duas semanas com jogos eletrizantes, clima colaborativo e integração entre os próprios alunos e também servidores do campus.

Após 7 anos desde a realização de sua primeira edição, e com uma pandemia no meio, o Grêmio Estudantil, com o apoio de uma comissão de servidores, resolveu organizar novamente o JOIN, envolvendo toda a comunidade acadêmica, formando duas equipes - Equipe Verde e Equipe Vermelha, simbolizando a união das turmas e cursos sob as cores e identidade visual do Instituto Federal Fluminense.

Os jogos se dividiram nas seguintes modalidades: Futsal feminino e masculino; Vôlei feminino e masculino, Bocha Paraolímpica, Xadrez, Basquete, Tênis de Mesa, Queimada e Bisca.

Além das modalidades esportivas, os estudantes promoveram, na abertura dos Jogos, uma atividade que levou em consideração a apresentação das duas equipes, unindo a parte esportiva, lúdica e cultural das equipes, com danças, cânticos e produção de bandeiras e demais materiais artísticos.

Um ponto de grande importância na realização dos Jogos Internos foi a arrecadação de alimentos, com a arrecadação total de quase 1 tonelada de alimentos pelas duas equipes. Os alimentos arrecadados serão doados para instituições beneficentes e pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

A aluna Camylle Vitória Costa Cortat, do 3º ano do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, destaca a relevância dos jogos para a sua equipe e importância da arrecadação de alimentos: “foi de extrema importância para nós da Equipe Vermelha, e para o IFF como um todo, participar dos Jogos Internos. Aprendemos, ganhamos, perdemos e construímos laços que levaremos para sempre. Com os jogos, também existiu uma arrecadação de alimentos, na qual, nós da Equipe Vermelha conseguimos 501 kg de alimentos que serão direcionados para a doação para instituições carentes. Encerramos o JOIN muito felizes pela família que construímos entre os participantes da Equipe e, mais ainda, por estarmos conseguindo ajudar diversas famílias necessitadas".

As modalidades escolhidas contemplam uma gama de esportes e brincadeiras que simbolizam o espírito colaborativo e esportivo que devem permear as relações entre os membros que compõem a comunidade acadêmica, aprofundando os conhecimentos esportivos, os vínculos afetivos entre os participantes e o sentimento de pertencimento ao Instituto Federal Fluminense, que é a segunda casa dos estudantes e servidores da instituição. Segundo o aluno Cauã Fialho Goulart, do 3º ano do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, “a importância dos jogos internos é que há uma aproximação entre os alunos e os professores, o que ajuda muito em nossa saúde física e mental. A prática de esportes, planejando estratégias e, com isso a realização desses esportes, influencia muito na vida estudantil de cada aluno. Esse ano foi incrível e ano que vem será melhor ainda!!!”.