CAMPUS SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

Janeiro/2020

Cursos de verão movimentam o IFF Pádua durante férias escolares

por Comunicação Social do Campus Santo Antônio de Pádua e Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 31/01/2020 18h00, última modificação 03/02/2020 09h37
Cursos de Formação Inicial e Continuada foram oferecidos à comunidade e receberam estudantes de toda a região.
IFF Pádua oferece cursos de verão

Alunos do curso de Verão e Servidores participaram da abertura das capacitações, no dia 20 de janeiro de 2020.

O Instituto Federal Fluminense Campus Santo Antônio de Pádua não ficou parado durante o verão. Dois cursos de Formação Inicial e Continuada foram oferecidos à comunidade ao longo da segunda quinzena de janeiro e contaram com significativa adesão de estudantes de toda a região. NR-10 e Metodologia de Pesquisa e Escrita Científica foram as temáticas abordadas.

NR-10 é a Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil, cujo objetivo é garantir a segurança e saúde dos trabalhadores que interagem nas instalações e serviços com eletricidade. Segundo Georgia da Conceição Reis, técnica em assuntos educacionais da Diretoria de Pesquisa, Extensão e Cultura do IFF Pádua, o curso atendeu a diferentes públicos, em especial trabalhadores com o objetivo de atualizar o currículo, voltar ao mercado de trabalho ou cumprir exigências de suas empresas.

Já o curso de Metodologia de Pesquisa e Escrita Científica atraiu alunos da graduação em busca de orientações para o Trabalho de Conclusão de Curso, estudantes do Ensino Médio pensando na redação do Enem e trabalhadores em geral em preparo para concursos públicos. “É muito bom ter em janeiro, período de férias dos nossos alunos, o campus cheio de vida e aspirações. Que todos consigam apreender e desenvolver todos os ensinamentos de nossos cursos”, afirma Georgia.

Rodrigo Rosevelt, vereador da cidade de Aperibé, participou dessa capacitação e afirma que os conhecimentos adquiridos serão aplicados em diversos setores de sua carreira. Para ele, o curso foi dinâmico e organizado, oferecendo aplicação técnica e prática de conhecimentos, além de ser conduzido por professores bem preparados e conscientes da realidade dos alunos. “Creio na educação como um mecanismo capaz de transformar vidas e histórias e como aluno do IFF Pádua sinto-me amparado por uma instituição que fielmente cumpre com seu papel de ser ferramenta potencializadora dessa perspectiva”, elogiou.

A professora responsável pelo curso, Evânia Maria Ferreira do Nascimento, acredita que essa é uma oportunidade de auxiliar pessoas com diferentes perfis e demandas da comunidade, “pois permite que o indivíduo, que precisa manejar a linguagem formal em textos escritos, possa se familiarizar com a estrutura e as exigências dos diversos gêneros do discurso a que estará exposto, tanto na escola quanto na universidade".

O diretor-geral do Campus Pádua, Arthur Rezende da Silva, parabenizou a equipe responsável pela organização dos cursos de verão e destacou a importância de colaborar com o desenvolvimento regional, cumprindo a missão do Instituto Federal Fluminense.