Notícias
Cinema
Curta produzido pelo IFF Pádua é atração no Vídeo Fórum 2017
"Eita Giovana" foi produzido pelos alunos do Campus Pádua.
O curta-metragem "Eita Giovana", produzido pelos alunos do Campus Santo Antônio de Pádua, participará do Vídeo Fórum 2017, dentro do Festival do Rio, que acontece de 5 a 15 de outubro, no Rio de Janeiro. A iniciativa busca abrir espaço para que crianças e jovens apresentem seus filmes e troquem impressões sobre linguagem audiovisual.
O filme foi resultado das atividades do projeto de extensão Cineclube no campus e mostra a vida de Giovana, uma estudante do ensino médio que, prestes a realizar a prova do Enem, se questiona sobre o que é necessário para ser uma boa aluna. "É gratificante ter o trabalho dos alunos reconhecido em um festival tão importante, e mais gratificante ainda é vê-los empolgados para novas produções. O Instituto Federal Fluminense, em especial o Campus Pádua, tem dado grande apoio e valorizado as produções artísticas, deixando claro que a arte e a cultura são importantes na formação plena do estudante", disse Alexandre Willian, coordenador do projeto.
Segundo a aluna Maria Ianne, roteirista e co-diretora do curta, "o processo de criação do roteiro se deu a partir de uma aplicação dos conhecimentos que adquirimos com o projeto de extensão Cineclube no campus. Nele aprendemos sobre a linguagem cinematográfica e precisávamos por nosso conhecimento em prática, porém o que era um simples dever tomou grandes proporções", disse.
Yanna Carla, protagonista da produção, vive grande expectativa para o evento. "Esperamos que o festival possa acrescentar em nossa vida acadêmica e pessoal. Esperamos que as experiências vividas lá sejam enriquecedoras. Compartilhando experiências com outros jovens cineastas, queremos melhorar nossas técnicas cinematográficas".
Ao todo, foram escolhidos 42 filmes para o evento, que acontece de 5 a 15 de outubro, no Rio de Janeiro. Eita Giovana será exibido no dia 11 de outubro e as projeções serão seguidas de debate, em dias a serem definidos.
Assista AQUI o curta-metragem.