CAMPUS SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

Curta produzido pelo IFF Pádua é atração no Vídeo Fórum 2017

por Comunicação Social da Reitoria publicado 29/09/2017 15h00, última modificação 02/10/2017 10h54
"Eita Giovana" foi produzido pelos alunos do campus por meio do projeto de extensão Cineclube. Evento acontece em outubro, no Rio de Janeiro.
Eita Giovana

"Eita Giovana" foi produzido pelos alunos do Campus Pádua.

O curta-metragem "Eita Giovana", produzido pelos alunos do Campus Santo Antônio de Pádua, participará do Vídeo Fórum 2017, dentro do Festival do Rio, que acontece de 5 a 15 de outubro, no Rio de Janeiro. A iniciativa busca abrir espaço para que crianças e jovens apresentem seus filmes e troquem impressões sobre linguagem audiovisual.

O filme foi resultado das atividades do projeto de extensão Cineclube no campus e mostra a vida de Giovana, uma estudante do ensino médio que, prestes a realizar a prova do Enem, se questiona sobre o que é necessário para ser uma boa aluna. "É gratificante ter o trabalho dos alunos reconhecido em um festival tão importante, e mais gratificante ainda é vê-los empolgados para novas produções. O Instituto Federal Fluminense, em especial o Campus Pádua, tem dado grande apoio e valorizado as produções artísticas, deixando claro que a arte e a cultura são importantes na formação plena do estudante", disse Alexandre Willian, coordenador do projeto.

Segundo a aluna Maria Ianne, roteirista e co-diretora do curta, "o processo de criação do roteiro se deu a partir de uma aplicação dos conhecimentos que adquirimos com o projeto de extensão Cineclube no campus. Nele aprendemos sobre a linguagem cinematográfica e precisávamos por nosso conhecimento em prática, porém o que era um simples dever tomou grandes proporções", disse.

Yanna Carla, protagonista da produção, vive grande expectativa para o evento. "Esperamos que o festival possa acrescentar em nossa vida acadêmica e pessoal. Esperamos que as experiências vividas lá sejam enriquecedoras. Compartilhando experiências com outros jovens cineastas, queremos melhorar nossas técnicas cinematográficas".

Ao todo, foram escolhidos 42 filmes para o evento, que acontece de 5 a 15 de outubro, no Rio de Janeiro. Eita Giovana será exibido no dia 11 de outubro e as projeções serão seguidas de debate, em dias a serem definidos.

Assista AQUI o curta-metragem.