CAMPUS SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

Integração

Encontro reúne responsáveis por alunos do 1º ano

por Comunicação Social do campus Santo Antônio de Pádua com Reitoria publicado 12/05/2016 18h27, última modificação 13/05/2016 14h40
Primeira reunião de responsáveis pelos alunos do 1º ano do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional foi realizada no dia 04 de abril, no auditório do campus Santo Antônio de Pádua.
Encontro reúne responsáveis por alunos do 1º ano

Reunião aproxima pais e responsáveis da comunidade interna.

O diretor geral, Arthur Rezende da Silva, saudou os responsáveis, destacando a importância da interiorização da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. “Pensar em uma instituição federal do porte do IFFluminense em um município do interior, há 12 anos, seria uma utopia e, felizmente, hoje é realidade. Sendo assim, contamos com os senhores responsáveis para nos ajudarem a consolidar o campus Pádua, que completou, no último dia 05 de abril, 1 ano e 2 meses de funcionamento. Nossa proposta pedagógica é desafiadora, nos faz sair de nossa zona de conforto. Portanto, contamos com o apoio de todos!”, destacou. Na ocasião, Arthur apresentou a equipe de diretores de sua gestão e o novo organograma do campus.

Bruno de Castro Jardim, diretor de Ensino, fez a apresentação do Projeto Político Pedagógico, que prevê uma sintonia mais íntegra entre os conteúdos propedêuticos, culminando em um ensino com sentido, de forma que os alunos se apropriarão dos conhecimentos de forma natural e transversal, destacando os avanços e desafios da integração.

“Ratificando a proposta da lei de criação dos Institutos Federais, nossa meta é a integração do conhecimento humanístico e conhecimento técnico, unindo o intelectual e manual e, assim, minimizando a dualidade dos saberes e proporcionando uma escola una” complementa.

O diretor de ensino também aproveitou a oportunidade para apresentar a forma de avaliação dos alunos, que prevê múltiplos instrumentos: atividades escritas, atividades coletivas, atividades de projeto, mapas conceituais, diários de leitura, atividades de seminários, entre outras. As atividades avaliativas são registradas de forma trimestral, aplicando-se um conceito por área e sempre acompanhados por um diagnóstico individual.

A diretora de Pesquisa e Extensão, Lívia Brasil, apresentou os projetos em andamento do campus e a quantidade de bolsas ofertadas. Também foi apresentado o Projeto dos Múltiplos Saberes como uma ferramenta que contribui para a formação integral do aluno, para o desenvolvimento da sua autonomia e da sua criatividade. Segundo a diretora, "a participação dos alunos nesses projetos impacta positivamente sua formação profissional e cidadã".

Theo Goulart, diretor de Políticas Estudantis, ressaltou que o IFFluminense tem uma política significativa de assistência estudantil e que, em breve, serão lançados os editais para que os alunos concorram às bolsas permanência, de transporte e de alimentação.

Também estiveram na reunião os professores da unidade, que atenderam os responsáveis ao final das apresentações. O professor Diego Porto destaca a importância do envolvimento dos pais e a grande procura pelos professores para sanar as dúvidas sobre as práticas pedagógicas da instituição, o relatório avaliativo e o andamento dos filhos nas disciplinas.

Comunicação Social do campus Santo Antônio de Pádua com Reitoria