CAMPUS SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

Olimpíada Brasileira de Matemática

Estudante é premiado com medalha de ouro por desempenho em Matemática

por Comunicação Social da Reitoria publicado 18/11/2016 14h09, última modificação 21/11/2016 14h42
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas premiou 500 estudantes do Brasil. Entre eles, um aluno do Campus Santo Antônio de Pádua.
Estudante é premiado com medalha de ouro por desempenho em Matemática

Estudantes receberão premiação no Rio de Janeiro.

A cerimônia de entrega das medalhas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) ocorreu no dia 07 de novembro de 2016, no Centro de Convenções do Hotel Windsor Barra, no Rio de Janeiro. A solenidade contou com a presença dos ministros José Mendonça Filho (Educação) e Gilberto Kassab (Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações).

Presidido pelo diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, Marcelo Viana, o evento entregou medalhas de ouro a 500 estudantes de municípios de todas as regiões do Brasil, pelo desempenho na edição de 2015. Entre os premiados, está o estudante do IFFluminense Campus Santo Antônio de Pádua Felipe Silva Matos - com medalha de ouro. Felipe participou da edição ainda quando estudava no Colégio Estadual Almte. Barão de Teffe, em 2015.

O estudante já participou de quatro edições do evento: na primeira, ele fez sem grandes pretensões e expectativas, mas, nos anos seguintes, achou que poderia ir bem e foi. Ganhou a prata, em 2013; bronze, em 2014; e o ouro nesta última edição. Felipe também participa da edição 2016 e já se classificou para a 2ª fase. O resultado será divulgado no inicio de dezembro.

“Fiquei surpreso e feliz, mas não esperava o resultado. Me preparei bastante, já que a prova deste ano foi diferente. Mesmo assim, espero também uma boa pontuação”, conta Felipe.

A mãe dele, Kelly Cristina Silva Matos, que foi prestigiá-lo na premiação, ao lado do pai dele e da irmã, disse que o estudante sempre teve facilidade para aprender desde muito novo e que ele tem, por característica, ser muito calmo e fazer este tipo de prova sem nenhum nervosismo.

Também estiveram na cerimônia o diretor-geral geral do campus, Arthur Resende, e o coordenador de Arte e Comunicação, Alexandre Willian Dias Ferreira. "A premiação do Felipe nos enche de orgulho no IFF de Pádua. Parabenizamos ao aluno e a sua família pela conquista! A Obmep é importante política pública relacionada ao aprimoramento do ensino da matemática”, comemora Arthur.

Saiba Mais: a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) é promovida pelos Ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovação e da Educação e é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Seu objetivo é estimular o estudo da disciplina e revelar talentos na área. Para incentivar a participação dos alunos, são distribuídos materiais didáticos, oferecidas bolsas de iniciação científica aos estudantes e reconhecimento aos educadores, escolas e secretarias. A Obmep também prepara, a cada ano, cerca de 30 medalhistas de ouro para competições internacionais.

Evento no Campus: o IFF Pádua sediará o I Encontro Estadual PIC-Obmep, com a participação de diversos alunos envolvidos nos estudos da matemática, no dia 23 de novembro. “O Campus Pádua receberá o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) Obmep e isso se deve em virtude da participação e premiação dos nossos alunos medalhistas do campus", comenta Arthur. Saiba Mais sobre o evento AQUI.

Comunicação Social da Reitoria