CAMPUS SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

Debate

Evento aborda olimpíada e crise do estado

por Comunicação Social do Campus Santo Antônio de Pádua com Reitoria publicado 04/08/2016 16h39, última modificação 12/08/2016 17h43
Universidade Federal Fluminense e IFFluminense realizam Seminário que discute os megaeventos, como os jogos olímpicos, e seus impactos na sociedade.
Evento aborda olimpíada e crise do estado

No segundo dia, as atividades foram realizadas no auditório do campus.

O Núcleo de Mobilização Permanente da Universidade Federal Fluminense de Santo Antônio de Pádua (UFF/Pádua) e o Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) promoveram, para alunos e professores da rede estadual de educação e para a comunidade acadêmica, o seminário intitulado "Olimpíada e Crise do Estado".

O evento foi realizado em dois dias: no dia 28 de julho, às 18h, na sede da UFF, houve a mesa de debate "Megaeventos e Crise", com a professora Adriana Penna (UFF/Infes) e o professor Rafael Pureza (IFFluminense); e no dia 29 de julho, às 18h, no Campus Santo Antônio de Pádua do IFF, ocorreu a discussão do tema "O fenômeno de ocupações nas escolas: contradições e perspectivas da escola pública no Brasil", com exibição de vídeo e debate.

"Com a iminência dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, a população penetra nas festividades que cercam esse grande evento esportivo. As demandas sociais da classe trabalhadora, contudo, continuam em segundo plano”, destacou Rafael. De acordo com ele, com as atividades integradas entre as duas instituições, foi possível oportunizar à comunidade escolar um debate crítico sobre os eventos e seus impactos para a classe trabalhadora.

Para o diretor-geral do campus, Arthur Rezende, é fundamental para o desenvolvimento local e regional o diálogo entre as instituições de ensino. "O município de Pádua é privilegiado visto que possui duas instituições importantes como a UFF e o IFFluminense. É essa aproximação que potencializa uma relação próxima e efetiva  com a comunidade."

Comunicação Social do Campus Santo Antônio de Pádua com Reitoria