CAMPUS SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

2025/1

IFF Pádua abre inscrições para Cursos Técnicos e de Graduação

por Comunicação Social do Campus Pádua e Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 13/09/2024 10h21, última modificação 13/09/2024 10h21
São oferecidas 195 vagas para cursos gratuitos de nível médio e superior. Inscrições vão até o dia 07 de outubro, pela internet.
Processo Seletivo e Vestibular 2025/1

Há também vagas para as demais unidades do IFF nas regiões norte, noroeste fluminense, lagos e metropolitana (Arte: Bruno Leite).

O Instituto Federal Fluminense Campus Santo Antônio de Pádua abriu 195 vagas para o primeiro semestre de 2025, para Cursos Técnicos e de Graduação, sendo eles: Técnico em Administração, Técnico em Automação Industrial, Técnico em Edificações e Bacharelado em Administração. O campus também disponibiliza 25 vagas para o Curso Técnico em Mecânica, oferecido no Centro de Referência de Cordeiro.

Os interessados podem se inscrever até o dia 07 de outubro, pela internet, no endereço inscricoes.iff.edu.br, ou presencialmente, no Campus Pádua, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. O Edital N.º 175/2024 (Cursos Técnicos) e o Edital N.º 174/2024 (Cursos de Graduação) podem ser acessados no Portal de Seleções

As taxas de inscrição são no valor de R$30,00 para o Processo Seletivo de Cursos Técnicos e R$75,00 para o Vestibular, que poderão ser pagas por PIX, Cartão de Crédito ou Guia de Recolhimento da União (GRU).

O prazo para solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição vai até o dia 13 de setembro. O pedido deve ser feito no ato da inscrição, para os cursos técnicos; e por meio da entrega, em envelope lacrado, da documentação prevista no edital para os candidatos ao vestibular.

Saiba mais sobre os cursos oferecidos pelo IFF Pádua:

Cursos Técnicos

Administração (Integrado) - Executa as funções de apoio administrativo: protocolo e arquivo, confecção e expedição de documentos administrativos e controle de estoques. Opera sistemas de informações gerenciais de pessoal e material. Utiliza ferramentas de gestão como suporte às operações organizacionais.

Automação Industrial (Integrado e Concomitante) - O curso Técnico em Automação Industrial forma profissionais capazes de atuar em inúmeras frentes do setor de automatização de processos, desde a elaboração do projeto até a instalação e a execução de sistemas de controle e automação. O perfil de formação é bastante amplo, uma vez que se adquire conhecimento em outras áreas ligadas ao ramo tecnológico, como eletrônica, eletrotécnica, mecânica e informática. O profissional poderá atuar em indústrias que empregam produção automatizada, como automobilística, química, aeroespacial, petroquímica, naval, de energia, dentre outras com alta relevância nos âmbitos nacional e internacional. Empresas de manutenção e reparos, fabricantes de máquinas e componentes de automação industrial, laboratórios de controle de qualidade também se posicionam como oportunidades de emprego.

Edificações (Integrado e Concomitante) - Desenvolve e executa projetos de edificações conforme normas técnicas de segurança e de acordo com legislação específica. Planeja a execução e elabora orçamento de obras. Presta assistência técnica no estudo e desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas na área de edificações. Orienta e coordena a execução de serviços de manutenção de equipamentos e de instalações em edificações. Orienta na assistência técnica para compra, venda e utilização de produtos e equipamentos especializados.

Mecânica no Centro de Referência de Cordeiro (Concomitante) - Atua na elaboração de projetos de produtos, ferramentas, máquinas e equipamentos mecânicos. Planeja, aplica e controla procedimentos de instalação e de manutenção mecânica de máquinas e equipamentos conforme normas técnicas e normas relacionadas à segurança. Controla processos de fabricação. Aplica técnicas de medição e ensaios, além de especificar materiais para construção mecânica.

Qual a diferença entre os Cursos Técnicos Integrados e Concomitantes?

O Curso Técnico Integrado é destinado a alunos que estão ingressando no ensino médio, possibilitando ao candidato cursar as séries do ensino médio regular e a formação técnica. Para ingressar, é preciso ter o ensino fundamental completo.

O Curso Técnico Concomitante é para candidatos que já estão cursando o Ensino Médio em outra instituição de ensino e desejam obter a formação técnica no IFFluminense. Para ingressar, é preciso estar matriculado no ensino médio ou já ter concluído pelo menos a primeira série do ensino médio.

Todas as informações sobre o Processo Seletivo e Vestibular 2025 do IFFluminense estão disponíveis no Portal de Seleções.