Notícias
Pesquisa e Inovação
Projeto Tecnológico Mobilizar recebe prêmio do Crea-RJ
O Projeto Tecnológico Mobilizar - Acessibilidade e Mobilidade Urbana para Cadeirantes, do IFFluminense Campus Pádua, foi um dos premiados do VII Prêmio Crea-RJ de Trabalhos Científicos e Tecnológicos, realizado no dia 12 de dezembro, no Rio de Janeiro. O tema deste ano foi “Inovação e Desenvolvimento com Sustentabilidade e Equidade Social”.
O projeto tem por objetivo adaptar um sistema de motorização utilizando-se de peças de bicicletas elétricas novas e usadas (motor, baterias, módulo controlador, etc.), em uma cadeira de rodas simples, fazendo todas as adaptações necessárias ao menor custo possível, e com um custo estimado em aproximadamente de R$ 2.000,00.
O coordenador e também professor do Curso Técnico em Automação, Igor Martins Zanata, ressalta que o prêmio afirma a qualidade do trabalho desenvolvido. “Novas ideias estão a caminho para melhoria do projeto. O prêmio Crea-RJ veio como a ‘cereja do bolo´ de 2018, e nos mostra que devemos nos empenhar e criar mais parcerias para o próximo ano. No geral, esse prêmio para toda a comunidade do IFF é o reconhecimento do dever cumprido com a sociedade.”, diz. Também participaram da entrega do prêmio os alunos do 1.º ano do Curso Técnico Integrado em Automação, Vitor de Oliveira Cabral Souza e Rodrigo Costa Barbosa da Silva.
Arthur Rezende, diretor geral do IFF Pádua, comemora. “É muito importante visualizar que os projetos de pesquisa e extensão efetivam a formação integral do estudante.”, diz afirmando que “buscaremos apoio para o projeto com empresas locais de Santo Antônio de Pádua”.
O vídeo completo da premiação está disponível no canal do Crea-RJ no Youtube.
O Projeto Tecnológico Mobilizar foi premiado este ano com o 1º lugar na Semana Acadêmica do IFF Campus Itaperuna, participou da X Mostra de Extensão IFF-Uenf-UFF e II UFRRJ e da Semana do Saber Fazer Saber, no Campus Campos Centro.