CAMPUS SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

Ensino e Extensão

SACAIFF 2020, do Campus Pádua, chega ao fim deixando saudade em alunos e servidores

por Comunicação Social do Campus Pádua com Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 12/11/2020 22h21, última modificação 12/11/2020 23h32
Semana de Divulgação Científica e Cultural este ano teve formato diferenciado, com palestras, mesas-redondas, minicursos e atrações culturais acontecendo em formato virtual.
Sacaiff 2020

Comissão organizadora do evento, durante transmissão online no encerramento

Três dias de uma intensa programação, com direito a palestras, mesas-redondas, minicursos e atrações culturais, tudo ao vivo pela internet: a Semana de Divulgação Científica e Cultural do Instituto Federal Fluminense de Santo Antônio de Pádua (SACAIFF) chegou ao fim nesta quinta-feira, 12 de novembro, já deixando saudade nos participantes. Em sua quarta edição, o evento mais tradicional do IFF Pádua, desta vez, foi bem diferente. Em vez de auditório, corredores e salas de aula lotados de alunos, servidores e visitantes, os encontros foram à distância, com a ajuda das telas de computadores e smartphones.

"Tivemos um SACAIFF num formato totalmente diferente do que estávamos acostumados. O desafio foi enorme, mas deu certo! E foi uma experiência sensacional, não só para nós professores, mas principalmente por vermos os alunos e a comunidade marcando presença, participando das atividades e aproveitando essa grande oportunidade de aprendizagem", ressaltou a professora de Biologia e integrante da comissão organizadora do SACAIFF 2020, Marcia Regina de Souza.

A cerimônia de encerramento foi transmitida pelo IFF Tube, o canal oficial do Instituto no Youtube. O reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, aproveitou a ocasião para dar os parabéns ao campus pela qualidade do evento, em meio a tantas adversidades:

"Eu parabenizo essa comunidade acadêmica de Pádua pelo engajamento, sucesso e diversidade de discussões que foram travadas nesses três dias. É com muito orgulho que estou aqui no sentido de agradecer por vocês não desistirem e darem esse ensinamento que, mesmo dentro de uma grande adversidade, é possível pensar alternativas. Nós esperamos que as lições desse tempo de tantas tragédias para todo o planeta possam trazer um conjunto de aprendizados. E tenham certeza que vocês estão mostrando que é possível, sim, se reinventar", afirmou o reitor.

A aluna do Curso Técnico Concomitante em Edificações Tais Gaspar de Oliveira participou pela primeira vez do evento.

"Essa minha primeira experiência com o SACAIFF foi surpreendente. Minicursos que agregaram muito conhecimento e palestras com assuntos pertinentes. A equipe do IFF está de parabéns por proporcionar um evento dessa magnitude, com tantas informações para nós alunos", disse Tais, que é aluna do turno da noite e tem participado das aulas de seu curso, desde setembro, por meio de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP).

O professor da área de Automação Industrial do IFF Pádua Gabriel Solino foi um dos que participaram dos bastidores do SACAIFF 2020. Integrante da comissão organizadora, ele ajudou nas transmissões ao vivo das palestras e mesas-redondas, por meio de plataformas como Youtube e Google Meet.

"Embora seja um evento tradicional aqui de Pádua, este ano o SACAIFF teve um caráter especial por trazer um sentimento de proximidade a todos nós, mesmo durante esse tempo tão difícil. Particularmente para mim, como membro da comissão organizadora, acredito que foi um evento que demonstrou a unidade entre professores, técnicos-administrativos e alunos. Percebemos esse mesmo sentimento, em todos nós, de querer realizar esse momento de integração, demonstrando que estamos unidos com o mesmo objetivo", disse o professor.

Para o diretor-geral do IFF Pádua, Arthur Rezende, mesmo à distância, o SACAIFF mais uma vez pôde mostrar que a ciência, a cultura e a tecnologia sempre vão vencer.

"Como servidores, ficamos emocionados de estarmos unidos. Concluímos com muita alegria esse nosso SACAIFF 2020. Todos nós estamos com muita saudade, não está fácil para ninguém, mas esse evento foi um sopro de esperança, principalmente por mostrar que é a partir do coletivo que vamos mudar este país. O IFF Pádua está completando cinco anos de uma existência que mudou a minha vida e de tantos outros. Agradeço a toda a comunidade que abraçou essa causa e que venha o SACAIFF 2021".

O evento foi encerrado com a exibição de um vídeo em homenagem aos participantes. A íntegra do encerramento está disponível AQUI.