CAMPUS SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

Servidores e alunos participam de evento Mundial

por admin publicado 08/06/2015 12h40, última modificação 15/12/2017 15h50
Durante o III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, realizado de 25 a 29 de maio em Recife, servidores e alunos do campus Pádua integraram a equipe do IFFluminense.

A equipe do campus Santo Antônio de Pádua participou de uma das atividades técnico-científicas com o trabalho intitulado “Uma experiência de ensino integrado: Educação Profissional, Trabalho e Território no campus Santo Antônio de Pádua do Instituto Federal Fluminense”.

O relato de experiência se dá a partir da concepção educacional da politecnia desenvolvida na unidade. O modelo de educação politécnica representa a real formação integral de estudantes, sendo, atualmente, um desafio para toda a Rede Federal de Educação.

“Este projeto político pedagógico integra todas as áreas de conhecimento em torno do mesmo objeto de estudo e ação, que é o rio Pomba, que corta o município de Santo Antônio de Pádua. Na ocasião, os alunos do campus discursaram a vivência educacional proposta pela escola dentro da politecnia. Foram relatos emocionantes e que despertaram grande curiosidade do público participante da atividade”, conta o diretor de ensino, pesquisa e extensão do campus, Arthur Rezende da Silva. Segundo ele, a equipe foi procurada por reitores e coordenadores pedagógicos de outros Institutos Federais, que buscam formas de viabilizar, na prática, a integração em seus projetos pedagógicos.

"Foi muito gratificante observar a desenvoltura dos alunos em tão pouco tempo da implantação da proposta. É um sentimento de pertencimento, tanto dos estudantes quanto dos servidores. Temos muitos desafios pela frente, mas estamos muito motivados com toda as potencialidades oriundas de uma proposta politécnica de integração", complementa Arthur.

O IFFluminense marcou presença no evento com cerca de 130 estudantes e servidores de vários campi que participaram de diferentes atividades que representam o fomento à cultura e à pesquisa no Instituto, tais como apresentações culturais, técnico-científicas, exibição de trabalhos, na Mostra de pôsteres, e atividades autogestionadas.

IFF nas redes sociais:http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 08/06/15)