CAMPUS SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

Notícias

Reconhecimento internacional

Tese de doutorado de professor do IFF Pádua é eleita em premiação internacional como a melhor do ano

por Comunicação Social do Campus Santo Antônio de Pádua com Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 12/05/2022 12h58, última modificação 19/05/2022 13h31
Fabio Penna é professor de Língua Portuguesa e teve seu trabalho reconhecido, com o Prêmio Antonio Candido, como o melhor na área de Ciências Humanas pela Latin American Studies Association.
O professor Fabio Penna do IFF Pádua

O professor Fabio Penna recebeu o prêmio por sua tese de doutorado

Uma trabalho desenvolvido pelo professor do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Santo Antônio de Pádua Fabio Rodrigo Penna recebeu o Prêmio Antonio Candido, concedido pela Seção Brasil da Latin American Studies Association, como a melhor tese de doutorado de 2021 na área de Ciências Humanas. A pesquisa "O pensamento espiral em romances turbilhonares: escritas do grito, identidade entrecruzilhada e paisagens afrocircinadas" foi desenvolvida pelo docente ao longo de seu doutorado em Letras, cursado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), entre os anos de 2017 e 2021.

Segundo Penna, a premiação foi uma surpresa e também motivo de muita alegria.

"Foi uma surpresa grande quando recebi a notícia da premiação, porque minha tese fala sobre minha trajetória religiosa e acadêmica, a partir dos estudos da ancestralidade. É muito interessante, num prêmio sobre pesquisadores da América, termos a escolha desse trabalho que retrata o Brasil que enxerga a si mesmo e as memórias e pós-memórias de histórias múltiplas que constituem os rastros-resíduos estilhaçados no trânsito África-Brasil-África", conta o professor, que é também autor de três livros dentro dessa mesma temática.

Penna destaca ainda a importância do investimento do Instituto com a formação de seus servidores.

"Faço um agradecimento especial ao IFF, pois só pude me afastar para fazer o doutorado sanduíche na França por estar trabalhando numa instituição pública que possibilitou que eu investisse tempo e recursos nessa formação, mantendo meus rendimentos durante todo o período. E tenho muita gratidão também pela UERJ, que me possibilitou essa formação de qualidade. Então, um viva para a educação pública", ressalta Penna.

Para o diretor-geral do Campus Pádua, Arthur Rezende, a conquista do professor é muito positiva para o Instituto, além de orgulhar a todos.

"Parabenizo o professor Fábio Penna pela premiação. É muito importante para o IFF a capacitação dos servidores, e Fábio Penna fez uso de forma muito efetiva de sua licença capacitação, produzindo artigos e se dedicando à pesquisa que o levou à premiação", destaca o diretor-geral.

Fabio Penna é docente de Língua Portuguesa do IFF desde 2016 e, além de doutor em Letras pela Uerj, é mestre em Relações Etnicorraciais pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ), com o trabalho "Viagem em transe mítico: reencantamento da vida", e especialista em Literaturas Portuguesa e Africanas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A tese "O pensamento espiral em romances turbilhonares: escritas do grito, identidade entrecruzilhada e paisagens afrocircinadas" apresenta o pensamento espiral como proposta de alinhavamento recôncavo dos rastros-resíduos da memória longa que constituem a trajetória da circinação entre mundos, na formação da identidade encruzilhada nas paisagens afrodiaspóricas, por meio do imaginário da ancestralidade. Ao longo da pesquisa, Penna faz uma síntese teórica do fluxo e refluxo gerados pelo comércio escravagista, tráfico negreiro, escravidão e insurreições, usando os romances "Les Fantômes du Brésil", de Florent Couao-Zotti, "Pelourinho", de Tierno Monénembo, e "Um defeito de cor", de Ana Maria Gonçalves, para apresentar como cada um deles desenvolve suas histórias à esteira da história oficial.

 Com sede nos Estados Unidos, a Latin American Studies Association é a maior associação profissional do mundo dedicadas ao estudo da América Latina, tendo mais de 13 mil sócios. A associação reúne especialistas das mais diversas áreas que se dedicam ao debate intelectual, pesquisa e ensino sobre a América Latina e Caribe e seus povos. A premiação dos melhores livros e trabalhos acadêmicos é realizada anualmente, sendo dividida em 41 seções regionais. Este ano, a entrega dos prêmios que estava marcada para ocorrer em São Francisco, nos Estados Unidos, em abril, precisou ser realizada de forma remota, em decorrência de reflexos da pandemia da Covid-19.

A tese do professor Fabio Penna pode ser acessada AQUI.