CAMPUS
SÃO JOÃO DA BARRA
Projeto Político Pedagógico do Campus
A Ordem de Serviço 12/2014 de 29/09/2014 do Diretor do Campus Avançado de São João da Barra instituiu o Grupo de Trabalho com o objetivo de construir o Projeto Político Pedagógico (PPP) e os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs); apresentar propostas curriculares e metodológicas, bem como ações com vistas à sua implementação.
Nesse momento ainda não tínhamos recebido todos os docentes e os diálogos careciam da contribuição de algumas áreas do conhecimento.
Com a firme intenção de pensar o novo campus, a construção de seu Projeto Político Pedagógico (PPP) foi enlaçada e contextualizada pelos Princípios e Diretrizes do IFFluminense, e alicerçados na concepção da Educação Profissional e Tecnológica como instrumento de transformação e de enriquecimento do conhecimento, capaz de modificar a vida das pessoas.
A construção é fruto de ações que se iniciaram com estudos e a realização do Seminário intitulado: “Desafios e possibilidades para o campus avançado de São João da Barra”. Uma proposta que foi desenhada e impulsionada pelos servidores que já teciam cada fio da história a ser contada por todos os atores, em permanente e incessante diálogo para a consolidação da identidade institucional do campus.
Até então, a construção do PPP apontava para um modelo tradicional onde muitos defendiam a relevância de sua área de conhecimento/formação, resistindo na implantação de um novo modelo com proposta politécnica.
Em reunião com o Reitor, fomos desafiados para que a comunidade pensasse em um novo modelo que assumisse um compromisso com a sociedade baseados em princípios ontológicos (ser), epistemológicos (saber), éticos e morais (agir), estéticos (prazer e sentir) e, evidentemente, técnicos (fazer).
O sentimento de todos era de que a mudança se fazia necessária e urgente, mas havia contestações e questionamentos sobre como fazer. Nesse momento surgiram os conflitos, decorrentes dos diferentes posicionamentos filosóficos, políticos e metodológicos, principalmente os docentes, se mostravam preocupados pela falta de elementos na formação sobre a concepção, princípios e prática docente da proposta politécnica.
A partir daí, foram realizados estudos baseados em referenciais teóricos que tratam o tema, de forma a subsidiar a elaboração dos princípios norteadores que conduzirão a um novo modelo educacional inspirado na politecnia.
Começou-se então a construção do Princípio Orientador da Formação, expressando no projeto o desejo de mudança por toda a comunidade escolar, até o desenho curricular de como seria o primeiro ano básico do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio ofertado pelo campus, em torno de um projeto integrador, figurando como eixo articulador da aprendizagem na integração de saberes e competências, refletindo assim, o conceito da Matriz Curricular.
A chegada dos alunos era aguardada, pois representava a expectativas de colocar em prática a nova proposta e perceber os resultados.
Podemos afirmar que embora seja o desejo de todos um novo modelo de formação, é importante relatar que o projeto do CASJB encontra-se em permanente (re) construção e assim foi apresentado na reunião da Câmara de Ensino, considerando as dificuldades para a implantação nas seguintes questões: infraestrutura, regulamentações legais e regimentais.
Finalmente, ressaltamos os êxitos obtidos com as discussões, diálogos e conflitos que despertaram um novo olhar sobre a educação que é possível e necessária para transformar a sociedade e o município onde o campus está inserido (território).
Ana Léa B. A. Gondim
Diretora Educacional
Alessandra da Rocha
Pedagoga
Sabrina B. S. Viana
Técnica em Secretariado