CAMPUS SÃO JOÃO DA BARRA

Eleições IFF 2023

“Vou buscar que os novos códigos de vaga referentes à mudança de tipologia sejam obtidos”, diz Gláucio da Silva.

por Comunicação Social da Reitoria publicado 28/11/2023 14h26, última modificação 28/11/2023 17h42
Entrevista com o professor Gláucio José Pereira da Silva, candidato a diretor-geral do Campus Avançado São João da Barra.
“Vou buscar que os novos códigos de vagas referentes à mudança de tipologia sejam obtidos”, diz Gláucio da Silva

Gláucio José Pereira da Silva (Foto: Divulgação)

O professor Gláucio da Silva é engenheiro de Controle e Automação, engenheiro de Segurança do Trabalho e mestre em Engenharia de Produção. Está no IFF desde 2013, tendo atuado, também, nos campi Guarus e Quissamã. Neste último, foi coordenador de cursos técnicos e diretor de ensino.  Em 2022, foi removido para o Campus Avançado São João da Barra, eleito coordenador dos cursos da área de Elétrica, além de ter coordenado o II Programa de Qualificação Profissional da GNA. Também é coordenador da Agência de Oportunidades, do Projeto de Extensão “IFF SJB de Portas Abertas” e da Oficina de Inclusão Digital para a Terceira Idade. Seu plano de gestão está disponível na página das Eleições 2023 do IFF.

Portal do IFF: O que o senhor vai fazer nos primeiros 100 dias do mandato?

Buscar que os novos códigos de vaga referentes à mudança de tipologia sejam obtidos. Sentar com a equipe gestora e entender as ações mais urgentes para os primeiros meses.

Portal do IFF: Quais áreas do campus precisam ter mais investimentos e como fazer?

Pretendemos criar o Curso Técnico em Mecânica e precisaremos equipar mais os laboratórios da área. Para isso, buscaremos parcerias com empresas do arranjo produtivo local e emendas parlamentares.

Portal do IFF: Na sua gestão, o que vai mudar no ensino, pesquisa e extensão?

Para o ensino, pretendemos implementar novos cursos, principalmente o curso superior na área de Logística, de acordo com o POCV [Plano de Oferta de Cursos e Vagas] que o campus aprovou. Mas, para isso, é necessário que consigamos novos códigos de vaga para docentes e servidores administrativos.

Para a pesquisa, tentaremos incentivar a inovação tecnológica através de captação de bolsas e recursos de órgãos de fomento como Capes, CNPq e Faperj ou por meio de chamadas públicas de instituições privadas; ou ainda, através de parcerias com empresas do arranjo produtivo local.

Para a extensão, incentivar as iniciativas voltadas à qualificação e capacitação da população da região, principalmente de mulheres, buscando reduzir as disparidades de gênero no ambiente acadêmico e profissional; incentivar e facilitar o uso da infraestrutura do campus para a comunidade local, possibilitando o acesso a espaços como auditórios, salas de aula, laboratórios e instalações esportivas; incentivar as parcerias com a prefeitura para a oferta de oficinas e cursos voltados à população.

Portal do IFF: O que propõe para evitar a evasão escolar?

Dialogar com a prefeitura para buscar melhorias no transporte público; debater com a assistência estudantil meios de universalizar a alimentação; buscar acompanhamento pedagógico com os alunos, incentivando o acesso às monitorias. Buscar formas de implementar o funcionamento dos setores essenciais de atendimento ao público nos três turnos: matutino, vespertino e noturno.

Portal do IFF: Quais as propostas para os servidores técnico-administrativos e professores?

Buscar o aumento dos códigos de vaga para reduzir a sobrecarga de trabalho atual. Apoiar e incentivar a realização de projetos de Qualidade de Vida do Servidor; estimular projetos e ações que visem à integração entre os servidores, contribuindo assim para um ambiente de trabalho mais produtivo e harmonioso.

Portal do IFF: Qual a sua visão sobre flexibilização e teletrabalho?

Acho válido tentarmos proporcionar uma melhor qualidade de vida aos nossos servidores. Já está provado que uma rotina de trabalho de 40 horas semanais nem sempre é mais produtiva, principalmente se isso custar a saúde e a motivação do trabalhador. Além disso, a flexibilização e o teletrabalho promovem a produtividade e a redução de custos para o poder público.

As eleições para reitor do IFF e diretores-gerais dos campi serão realizadas no dia 6 de dezembro, das 9h às 21h.

Em acordo com o regramento do Processo Eleitoral do IFF, cada candidato a diretor(a)-geral tem a oportunidade de responder a perguntas elaboradas pelo Fórum dos Comunicadores em formato pingue-pongue, com tamanho limitado e publicação simultânea com a de seu concorrente.

A candidata à diretora-geral do Campus Avançado São João da Barra, Alessandra da Rocha, não respondeu às perguntas enviadas pela Diretoria de Comunicação do IFF.