Notícias
Ensino de Física
Alunos fazem prova da Olimpíada Brasileira de Física
Nesta que é a primeira vez que a prova é aplicada no campus, os estudantes do 2º ano do Ensino Médio dos Cursos Técnicos de Construção Naval e Petróleo e Gás passaram pela fase objetiva da Olimpíada, que consiste em responder 20 das 25 questões propostas, número previsto para quem se enquadra no Nível II da competição, destinada a alunos do 1º e 2º ano do ensino médio.
A professora de física e coordenadora local da prova, Giovana de Almeida, destaca o poder que a Olimpíada tem de fazer com que os estudantes se interessem pelos conteúdos da física. “Após a prova os alunos vêm cheios de pergunta sobre como resolver algumas questões e a gente procura levar essas dúvidas para a sala e, por ser algo que eles mesmo tiveram interesse, torna-se um grande motivo para participarem da aula”.
Ao todo, 29 alunos participaram, entre eles Priscila da Matta, do curso de Construção naval. “Gostei muito de fazer a prova, pois já pude entrar em contato com as matérias de física que costumam cair em vestibulares”, explica.
“A prova serviu para adquirirmos mais experiência com aquele determinado tipo de questão. Além de vermos quais são os conteúdos que estão sendo cobrados, também ficamos sabendo a forma com que eles aparecem”, avalia Gabriel Cordeiro, do curso de Petróleo e Gás.
A 2ª fase da Olimpíada, em que os alunos respondem a questões discursivas, ocorrerá no dia 20 de agosto, com os aprovados na primeira etapa. Já a 3ª acontecerá em 08 de outubro, fase em que os alunos recebem um kit para montarem e executarem um experimento.
“Para o ano que vem, pretendemos tornar a OBF um projeto constante, como é em diversas escolas militares e particulares, envolvendo os alunos na preparação para a prova”, finaliza Giovana.
Comunicação Social da Reitoria