CAMPUS SÃO JOÃO DA BARRA

Notícias

Projeto integrador

Campus São João da Barra realiza Campanha Bem Pensado

por Campus Avançado São João da Barra com Comunicação Social da Reitoria publicado 05/09/2017 13h47, última modificação 05/09/2017 13h47
O objetivo da iniciativa é combater toda forma de discriminação, preconceito e violência que permeiam a sociedade e refletem no espaço escolar.
Campus São João da Barra realiza Campanha Bem Pensado

Participantes da palestra "Ser negro no Brasil hoje".

 O Projeto Integrador Cineclube da Imaginação Sociológica realizou, entre os dias 28 e 31 de agosto, palestras, rodas de debate, exposição de cartazes e intervenções culturais, no Campus Avançado São João da Barra. O objetivo é combater toda forma de discriminação, preconceito e violência que permeiam a sociedade e refletem no espaço escolar.

 O projeto é coordenado pelas professoras do Instituto Federal Fluminense (IFF) Juliana Barreto, de Sociologia, Nina Barreto, de Geografia e Priscila Monken, de Língua Portuguesa. A professora Nina afirma que a iniciativa “busca estimular em seus integrantes uma qualidade de espírito que os ajude a usar a informação e a desenvolver a razão, tendo por foco a discussão sobre o conceito de banalidade do mal, da filósofa Hannah Arendt, através das produções cinematográficas e da realização de debates”.

 Como fruto de todo o trabalho realizado, as coordenadoras resolveram expandir essa discussão para a comunidade escolar do IFF São João da Barra. O evento contou com a participação de outros projetos integradores como a banda IFFinitos, formada por alunos da escola, além da parceria com o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) e com o Núcleo de Gênero (Nugen).

 Os temas debatidos foram “O movimento negro e o combate ao racismo”; “O movimento feminista e combate à violência contra a mulher”; “O movimento LGBT e o combate à LGBTfobia”; “Direitos humanos e o combate à prática de justiça com as próprias mãos”.

  Laura Ribeiro, aluna do campus, comenta sobre a importância desse tipo de debate: “acredito que não só eu, como também outros alunos conseguimos entender melhor os respectivos temas e, com isso, ter uma visão mais ampla sobre os assuntos abordados. Gostei muito e com certeza é um jeito mais fácil de lidarmos com temas tão delicados”. A estudante acrescenta que está ansiosa pela próxima campanha.

 Ao longo da semana, foram realizadas palestras como “Ser negro no Brasil hoje”, com os palestrantes Carlos Santos, que é advogado, Gabby Teixeira, professora de Geografia e militante do movimento negro, e Anne Caroline Tomaz, militante do Coletivo Negro José do Patrocínio.

 Na terça, dia 29, a programação ficou por conta da realização da palestra “O movimento feminista e combate à violência contra a mulher”, ministrada por Vanessa Henriques, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Campos e militante do movimento feminista. Rafael Borges, bacharel em Direito e militante do movimento LGBT, ministrou, no terceiro dia de evento, a palestra “Gênero e diversidade na sala de aula”.

 Já no dia 31, “Direitos humanos e o combate à prática de justiça com as próprias mãos” foi o tema abordado na palestra de Maria Costa, advogada, mestranda em Sociologia Política na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e pós-graduanda em Direitos Humanos e Criminologia Crítica no Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais (Clacso).