CAMPUS SÃO JOÃO DA BARRA

Oportunidade

Petrobras retifica edital de Processo Seletivo e inclui o Técnico em Transporte Aquaviário ofertado pelo IFF

por Campus Avançado São João da Barra com Comunicação Social da Reitoria publicado 09/03/2023 13h09, última modificação 10/03/2023 10h24
A solicitação conjunta do IFF, CRT-RJ e Sindipetro-NF foi atendida pela empresa para o Concurso Público 2023. O curso técnico é oferecido pelo Campus São João da Barra.
Petrobras retifica edital do Processo Seletivo e inclui o Técnico em Transporte Aquaviário ofertado pelo IFF

As reuniões foram virtuais (Imagem adaptada: Programação Visual/IFF)

A partir de um esforço conjunto do Instituto Federal Fluminense (IFF), Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Rio de Janeiro (CRT-RJ) e do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF), a Petrobras retificou o Edital do Processo Seletivo Público 2023.1 de forma a considerar o profissional técnico em Transporte Aquaviário como umas das formações possíveis para ingresso no Cargo de Nível Técnico em Logística de Transportes e Controle.

O Curso Técnico em Transporte Aquaviário é ofertado pelo Campus Avançado João da Barra. Neste município está localizado o Porto do Açu, que abriga a maior base de apoio offshore do mundo, tem o terceiro maior terminal de minério de ferro do Brasil, é responsável por 25% das exportações brasileiras de petróleo e já é o terceiro maior porto nacional em movimentação de cargas.

“O reconhecimento da formação técnica em Transporte Aquaviário por uma das maiores companhias do mundo no setor de petróleo e gás traz desdobramentos que vão além deste concurso”, pontua o diretor-geral do Campus São João da Barra, Paulo Vidal. Segundo o professor, esta ação pode ter impacto na seleção de profissionais das empresas contratadas pela Petrobras e nos processos públicos de seleção da área marítima e portuária em toda a cadeia de logística brasileira. “Uma grande conquista para os futuros egressos do nosso mais novo curso técnico. A retificação do processo de seleção de uma das maiores empresas nacionais certamente traz um reconhecimento muito grande a este profissional”, finaliza o diretor.

O presidente do CRT-RJ, Gilberto Palmares, ressalta a importância da retificação do edital. “Essa mudança foi possível graças a um trabalho conjunto, parceiro, do CRT-RJ com o IFF e o Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense. O papel do IFF foi fundamental, já que o Instituto apresentou o quadro de disciplinas que respaldam a inclusão dos Técnicos em Transporte Aquaviário nas vagas para Logística de Transporte. Foi uma vitória importante para os técnicos industriais, na geração de novas oportunidades e na ampliação do mercado de trabalho”.

O presidente do Sindipetro-NF, Tezeu Bezerra, destaca a parceria entre as organizações: “A construção coletiva sempre é mais forte e efetiva, nós do Sindipetro-NF temos muito orgulho das parcerias que aconteceram ao longo dos anos com o IFF e que se inicia com o CRT-RJ, todas entidades movidas pelo coletivo e pela construção de um país melhor”, comenta Tezeu, desejando uma boa prova aos candidatos. “Parabéns a todos os alunos do Curso de Transporte Aquaviário e boa sorte na prova que farão. Espero vocês aqui no Sindipetro-NF fortalecendo as trincheiras da luta de classes ao lado dos petroleiros e petroleiras”, declara o presidente.

Sobre o Curso Técnico em Transporte Aquaviário

Conforme o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) – 3ª Edição, aprovado pela Resolução CNE/CEB nº 01/2014, o profissional Técnico em Transporte Aquaviário está habilitado a operar, coordenar e fiscalizar o transporte aquaviário de pessoas e de cargas; operar movimentação em terminal, logística e navegação; e coordenar e fiscalizar atividades de prestação de serviços de transporte aquaviário.

O reitor do IFF, Jefferson Manhães, ressalta a importância do curso para a região. "O Curso de Transportes Aquaviário foi resultado da restruturação da nossa ação educativa do Campus São João da Barra para melhor se adequar a realidade das atividades que são desenvolvidas no Complexo Portuário do Açu e demais complexos portuários do nosso entorno". Jefferson acrescenta que "essa conquista é um movimento importante de atendimento ao arranjo produtivo de nossa região, na perspectiva do desenvolvimento de todo o nosso território".

O presidente do Conselho expressa sua satisfação com o resultado do diálogo estabelecido com a Petrobras. “É uma vitória de todos os envolvidos. Agradeço e parabenizo a Petrobras, que tem se mostrado aberta ao diálogo e a um trabalho conjunto”, finaliza Gilberto.

Sobre o Processo Seletivo

A Petrobras lançou no dia 09 de fevereiro o novo Processo Seletivo público com 373 oportunidades para nível técnico, além da formação de cadastro de reserva. Não é requerida comprovação de experiência profissional prévia. As inscrições podem ser realizadas até as 18h de 17 de março de 2023, mediante o preenchimento de formulário disponível no site da Cebraspe.

As vagas são para profissionais de nível técnico, divididos em doze diferentes ênfases, entre as quais a de Logística de Transporte e Controle, que a partir de agora passa a considerar como requisito de ingresso o profissional Técnico em Transporte Aquaviário.

A remuneração mínima inicial para os cargos de nível técnico é de R$ 5.563,90, além de previdência complementar (opcional), plano de saúde (médico, hospitalar, odontológico, psicológico e benefício farmácia) e outros.