CAMPUS SÃO JOÃO DA BARRA

Relação escola-empresa beneficia estudantes

por admin publicado 28/05/2014 17h55, última modificação 18/12/2017 17h20
Por meio do Setor de Estágio e Emprego, o IFF SJ da Barra possibilita aos seus estudantes conhecer as etapas e dinâmicas para conquistar uma vaga no mundo do trabalho.

A integração entre instituições de ensino e empresas é fundamental para a inserção de alunos e egressos no mundo do trabalho. Se, por um lado, é essencial que a instituição conheça o setor produtivo e suas demandas para adequar o ensino oferecido, por outro, as empresas também necessitam conhecer o ambiente educacional e os futuros profissionais que estão sendo capacitados.

Trata-se de uma relação que beneficia a todos, mas, principalmente, os estudantes que já iniciam sua vida acadêmica de olho no mundo do trabalho e como conquistar uma oportunidade.

Dessa forma, o IFF São João da Barra empenha-se para que essa relação escola-empresa seja a mais ampla possível. “Esta política de relacionamento com outras instituições, empresas e com a sociedade em geral oportuniza a toda a equipe de colaboradores avaliar e aperfeiçoar o planejamento educativo”, afirma Valter Luís Fernandes de Sales, diretor da unidade.

O Setor de Estágio e Emprego está sempre atento as vagas oferecidas em portais na internet e faz, ainda, contato direto com os departamentos de Recursos Humanos das empresas.

“Os estudantes são, em sua maioria, muito jovens, e nosso papel é auxiliá-los nesse processo de formação e direcionamento para o trabalho. Além do contato direto com as empresas, realizamos palestras que ensinam como se preparar para os desafios de uma entrevista e como fazer um currículo adequado. Nosso trabalho também é estimulá-los sempre, porque cada vaga e cada empresa exige um perfil diferente”, explica Vanessa Quintanilha Ramos, assistente social, responsável pelo Setor.

André Cardoso, coordenador de Recursos Humanos da Technip, concorda que a relação escola-empresa é uma via de mão dupla, “pois as empresas precisam se aproximar dos estudantes para atrair novos talentos. Portanto, estabelecer parcerias com instituições de ensino torna-se vital”, e acrescenta que, “as instituições, por sua vez, utilizam essas parcerias como forma de oferecer oportunidades para que seus alunos possam aplicar seu conhecimento acadêmico no mercado de trabalho”, diz.

André ainda destaca os eventos e feiras realizados pelo IFFluminense, que fortalecem a parceria e “têm contribuído para a renovação de oportunidades no mercado de trabalho local", enfatiza.

O coordenador de estágio da Petrobras, Edimar Chagas das Dores, compartilha a mesma opinião. “A relação mais próxima auxilia a instituição no desenvolvimento de conteúdos mais adequados às realidades empresariais e a estas na melhor e mais rápida identificação de estagiários/cursos adequados as suas necessidades”.

Para ele, é importante oferecer aos estudantes uma visão mais ampla da atuação do Técnico. “Entendo que este profissional pode ter atuação direta nas operações técnicas, mas também nos aspectos de planejamento e acompanhamento de diferentes atividades”, avalia.

O ex-aluno do Curso Técnico em Metalurgia, Marcelo Oliveira, trabalha há dois meses na Anglo-American na função de Operador Mantenedor, mas conta que, desde que se formou, atua na área da indústria.

“O IFF foi de máxima importância para minha carreira porque foi por meio da instituição que consegui entrar no ramo offshore e, hoje, estou aqui também por uma indicação do Instituto, pois a empresa estava procurando profissionais já formados e com experiência na indústria”, conta.

Também já atuando na área, o ex-aluno do Curso Técnico em Eletromecânica, Adriano Fernandes, diz que usa diariamente o que aprendeu durante o curso.  “Metrologia, pneumática, hidráulica, mecânica e elétrica são conhecimentos fundamentais na minha área de atuação. Apesar de algumas dificuldades estruturais de laboratório durante o curso – por ser a primeira turma - é preciso enaltecer a extrema capacidade dos professores”, avalia.

Adriano é Oficial de Produção no setor de Montagem de Conectores, Marcação e Teste Hidrostático na empresa Technip. “Meu trabalho é testar os dutos flexíveis usados na exploração de petróleo, desde o teste hidrostático a testes complementares como elétricos, drenagem de gás, entre outros”, explica.

Assim como Marcelo, ele também soube da vaga através do Instituto. “O IFF São João da Barra foi fundamental para minha inserção, pois essa vaga exige o curso técnico, e o fato de ter realizado meu curso na melhor instituição de ensino técnico do Brasil teve sua relevância”, afirma.

No ano de 2013, o Setor de Estágio e Emprego inseriu quatro alunos em estágio (dois na área de Metalurgia e dois em Eletromecânica)  e 11 alunos foram empregados (cinco Eletromecânica e seis metalurgia ). No ano de 2014, dois alunos ingressaram em estágio na área de Metalurgia  e 12 alunos  em vagas de emprego (cinco Construção Naval, três Metalurgia, quatro Eletromecânica). Atualmente, a unidade conta com 125 alunos.

“São animadores e gratificantes os primeiros resultados obtidos, como podem ser observados nos relatos dos novos profissionais formados e absorvidos pelas atividades produtivas, assim como o testemunho dos parceiros, que experimentaram contar com a colaboração dos nossos técnicos em seus empreendimentos, considerando que em sua maioria são cursos novos e que ainda não eram ofertados pelo IFF”, comemora o diretor Valter.

IFF nas redeshttp://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 28/05/2014)