Ferramentas de Comunicação e Webconf

Disponibilizamos aqui guias e tutoriais, produzidos pelo setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do IFFluminense, para facilitar o acesso às ferramentas de Comunicação e Webconferência.

img_524887.png

Webconferência IFF

O Webconferência IFF é um serviço institucional de comunicação e colaboração que promove encontros virtuais entre dois ou mais participantes. Por meio dele é possível compartilhar áudio, vídeo, texto, imagens, tela e realizar edição de documentos colaborativamente com pessoas em qualquer lugar, mesmo que estejam distantes geograficamente, utilizando um computador ou dispositivo móvel.

 Para realizar reuniões remotas via web utilizando o Webconferência IFF não é necessário instalar ferramentas adicionais ou estar conectado à VPN institucional.

 Clique AQUI e veja como criar, acessar, compartilhar e utilizar demais recursos de uma sala.

 Importante: Utilize preferencialmente o navegador Google Chrome para acessar o Webconferência IFF. 

 

site_logo_conferencia_web_pq_azul-0d857394823187648e6ac0e4196cc8d8.png

Conferência Web da RNP

 O Conferência Web RNP (Mconf) é um serviço de comunicação e colaboração da RNP que promove encontros virtuais entre dois ou mais participantes. O serviço possibilita que, mesmo distantes geograficamente, os participantes compartilhem áudio, vídeo, texto, imagens, quadro branco e a tela de seus computadores.

 O IFFluminense aderiu ao Mconf/RNP. Portanto, seus usuários devem acessar o serviço de Conferência Web da RNP por meio da Federação CAFe, utilizando sua Identificação Unificada - idIFF e sem a necessidade de instalar ferramentas adicionais ou estar conectado à VPN institucional.

 Caso ainda não possua ou tenha esquecido seu idIFFacesse aqui o manual para requisição ou alteração de senha.

 Clique AQUI para mais informações sobre esta ferramenta.

 

 googlemeet.png

Google Meet

 O Google Meet é um aplicativo para Android, iOS e Web que permite efetuar chamadas de vídeo pelo celular ou pelo computador. Possui uma interface simples e permite conversar com até 100 pessoas simultaneamente, e oferece integração com agenda de compromissos para sincronizar reuniões programadas.

 Clique AQUI para mais informações sobre esta ferramenta

 

ATENÇÃO!

 A partir do dia 10 de janeiro de 2022, as gravações das sessões do Google Meet não poderão ser mais realizadas. Sendo assim, o Centro de Referência do Instituto Federal Fluminense elaborou orientações sobre o armazenamento e a disponibilização das gravações de videoaulas e também um vídeo tutorial explicando a utilização do software de gravação OBS Studio. 



Gsuite-logo.png

Conta Google Institucional para acesso ao G Suite

 O G Suite é um pacote corporativo do Google que por meio de um endereço de e-mail próprio disponibiliza os aplicativos Google Classroom, com recursos para sala de aula; Google Drive, como Documentos, Planilhas e Apresentações (slides); e Google Meet, para realização de webconferência com gravação. Assim, é oferecida aos servidores uma Conta Google Institucional, integrada ao idIFF, que permitirá acesso a todos os recursos do G Suite.

 Clique AQUI para mais informações sobre esta ferramenta.