CAMPUS CAMPOS CENTRO

TopoEducacaoAmbiental.jpg

Apresentação

O curso de especialização em Educação, Ambiente e Sustentabilidade foi atualizado buscando consonância com as demandas profissionais e com as novas realidades sociais, educacionais e ambientais, com o objetivo de contribuir com a conservação do planeta e seus recursos para as futuras gerações, a partir de iniciativas sustentáveis. Em função da relevância, complexidade e dinamicidade das temáticas, a estrutura do curso foi elaborada visando refletir criticamente e atuar sobre questões ambientais a partir de conhecimentos teóricos-conceituais, metodológicos, práticos e aplicados à Educação e à Sustentabilidade.

Área de concentração: Ciências Ambientais

 Público-alvoProfissionais com Curso de Graduação completo que, necessitam em sua atividade profissional, ampliar seu arcabouço teórico-metodológico-prático para solucionar problemas relacionados à questão ambiental e/ou que privilegiam, de alguma forma, a prática educativa ambiental seja por meio da educação formal, seja por meio da educação não-formal. Aprimorar competências profissionais no que tange a questões relacionadas ao ambiente, por meio de um olhar holístico, contribuindo para a promoção da sustentabilidade regional.

Objetivos específicos:

a. Promover processos de ensino e de aprendizagem que provoquem uma reflexão crítica e a construção de uma visão ambiental libertadora, vivencial e intercultural, a partir de sua importância multidimensional.

b. Discutir o campo de conhecimento teórico-conceitual, metodológico, prático e aplicado à Educação e à Sustentabilidade, a partir de abordagens centradas no ser humano e na diversidade.

c. Utilizar ferramentas, sistemas e tecnologias que favoreçam competências e habilidades relacionadas ao comportamento humano (soft skills).

d. Discutir o papel das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação como instrumentos mediadores do processo de ensino e de aprendizagem e estimular o seu uso na área de Educação e Sustentabilidade.

e. Analisar os processos de mudanças climáticas adversas e suas consequências, compreendendo as relações de mitigação e adaptação em níveis global, regional e local de acordo com os relatórios do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC).

f. Conhecer a agenda 2030 enquanto proposta internacional visando a sustentabilidade e utilizar seus respectivos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) na identificação de situações-problemas referentes a questões ambientais locais e regionais.

Corpo docente

a. Daniela Bogado Bastos de Oliveira - Doutora em Sociologia Política
b. Denise Costa de Brito - Mestra em Educação Agrícola
d. Kleber Roldi - Mestre em Educação em Ciências
e. Luiz Fernando Rosa Mendes - Doutor em Ciências Naturais
f.  Livia Pierotte Mello de Freitas
g. Rodrigo Garrétt da Costa - Doutor em Informática na Educação
h. Sergiane Kellen Jacobsen Will Cirimarco - Doutora em Gestão Ambiental
i. Tatiana Almeida Machado Garrétt - Doutora em Gestão Ambiental.

Dados_resumo-POS360.jpg

Links Úteis