CAMPUS
CAMPOS CENTRO
Apresentação:
A pós-graduação lato sensu em Literatura, Memória Cultural e Sociedade é um dos cursos pioneiros desse nível de ensino no IFFluminense. Fundado em 2004, o curso foi pensado como uma especialização que levasse os estudantes à reflexão teórica e à produção de pesquisas a respeito dos processos culturais, históricos e sociais, constitutivos de tradições locais e nacionais em contexto transnacional, materializados em objetos discursivos de diversas ordens, especialmente a produção
literária, artística e jornalística, além de fontes históricas e documentais.
Com tal proposta, no decorrer dos anos, foi mantida a oferta e a procura constante pelo curso no IFF Campus Campos centro, onde já se formaram 151 especialistas em Literatura, Memória Cultural e Sociedade. Ao longo dos anos, a pós-graduação consolidou um espaço privilegiado na formação de especialistas atentos a importantes temas regionais e nacionais, nos âmbitos da linguagem, da literatura e da cultura.
Em 2021, houve a reestruturação das ementas dos componentes curriculares de modo a possibilitar ao corpo docente atual um alinhamento maior entre suas formações acadêmicas e as diretrizes fundamentais do curso, permanecendo a base da proposta original, ou seja, a investigação de temas e
questões da memória social local e regional, fazendo a interface entre as áreas de estudos sobre a linguagem, a literatura e a cultura, por meio da oferta de uma formação interdisciplinar capaz de atender um público diversificado de graduados nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes.
Áreas de concentração: Literatura, História, Comunicação Social, Artes
Público-alvo: graduados em Letras, História, Comunicação Social Artes e áreas afins.
Objetivo geral: Contribuir para a formação do intérprete de patrimônios literários, sociais e culturais por meio do diálogo entre disciplinas que estudam o homem em seus modos de pensar e agir socialmente, tendo como ponto de análise objetos discursivos materializados nas multimodalidades textuais.
Objetivos específicos: Contribuir para a formação de especialistas capazes de compreender e analisar, sob diversas perspectivas teóricas, os processos discursivos relacionados ao funcionamento da linguagem e sua historicidade, considerando aspectos enunciativos e socioculturais. Contribuir para a formação de especialistas capazes de compreender e analisar, a partir de áreas distintas do conhecimento, as relações entre formas literárias (ou linguagens artísticas) e processos sociais, tensionando o lugar do cânone na História da Cultura Ocidental.
Corpo docente:
Adriano Carlos Moura - Doutor em Estudos Literários (UFJF)
Ana Lúcia Monteiro Ramalho Poltronieri Martins - Doutora em Letras (UERJ)
Analice de Oliveira Martins - Doutora em Estudos de Literatura (PUC-RJ)
Érica Luciana de Souza Silva - Doutora em Estudos Literários (UFJF)
Felipe Vigneron Azevedo - Mestre em Letras (UERJ)
Marilia Siqueira da Silva - Doutora em Letras (UERJ)
Raquel Fernandes - Mestra em Arte e Cultura Contemporânea (UERJ)
Ronaldo Adriano de Freitas - Doutor em Estudos de Linguagem (UFF)
Talita Vieira Barros - Mestra em Cognição e Linguagem (UENF)
Thiago Eugenio Lorêdo Bêtta - Doutor em Cognição e Linguagem (UENF)
Sergio Rangel Risso - Mestrado em Políticas Sociais (UENF)
Outras informações:
1 Linguagem, cultura e sociedade
Esta linha de pesquisa se propõe a investigar as diversas manifestações da linguagem enquanto fenômeno cultural, simbólico e comunicativo, tomando para tal a ordem social, histórica e cultural como essenciais para a observação, descrição e análise/interpretação das atividades de linguagem. Abriga assim projetos que se articulem às teorias da linguística histórica; sociolinguística; teorias do texto, da leitura e interação; semiótica; e às teorias da argumentação, da enunciação e do discurso; como instrumentos de compreensão dos objetos artísticos e comunicacionais
pesquisados.
2 Literatura, linguagem e sociedade
Esta linha de pesquisa se propõe a investigar as relações entre literatura e sociedade, texto e contexto, formas literárias e processos sociais, a partir das linguagens que as constituem, levando em consideração seus locais de enunciação. Dessa forma, podem e devem ser entrecruzados conhecimentos oriundos das áreas da História, Sociologia, Antropologia, Análise do Discurso, entre outras, na intenção de investigar as formações discursivas envolvidas no objeto da pesquisa.
3 Cultura, memória e identidades
Esta linha de pesquisa se propõe a investigar questões relativas à literatura, à comunicação e à arte e seus papéis na preservação, recuperação e crítica da memória cultural regional e nacional. Por meio do estudo interdisciplinar, que estabelece diálogo entre a literatura e áreas de conhecimento como a Arte, a Filosofia, Sociologia, Antropologia, História e Geografia, objetiva-se desenvolver reflexões acerca da cultura brasileira, da memória e da construção de uma identidade nacional plural e crítica de sua história, possibilitando a compreensão sobre as modificações e criações de novos campos artísticos.