CAMPUS
MACAÉ
Apresentação:
O Curso de Pós-Graduação lato sensu em Docência na Educação Profissional e Tecnológica pretende formar educadores e educadoras socialmente sensíveis, éticos/as, criativos/as, reflexivos/as e comprometidos/as com a realização da função social dessa modalidade educacional, requisitos que influenciam diretamente as práticas pedagógicas nela desenvolvidas e os resultados que se espera obter com a aprendizagem dos/as discentes da EPT.
Público-alvo: Profissionais portadores de diploma de graduação em qualquer área do conhecimento, obtido em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), sendo preferencialmente bacharéis/bacharelas e/ou tecnólogos/as que atuam ou pretendem atuar na EPT, com destaque para o magistério nos cursos técnicos de nível médio das redes públicas de Educação Profissional e Tecnológica.
Objetivos Gerais: Promover a formação continuada em docência na Educação Profissional e Tecnológica de profissionais graduados/as em diferentes áreas do conhecimento, solidamente estruturada em bases científicas, críticas e éticas e articulada a propostas criativas de intervenção educacional, tendo em vista a formação humana integral, a emancipação social e a consolidação do Brasil como um país soberano e democrático.
Objetivos Específicos:
Possibilitar a análise e a confrontação de diferentes perspectivas políticas e epistemológicas com relação à função social da Educação Profissional e Tecnológica; 2. Promover o compartilhamento de experiências, tecnologias educacionais e conhecimentos desenvolvidos no campo da Educação Profissional e Tecnológica; 3. Oferecer ferramentas teórico-metodológicas para o exercício de práticas educativas na Educação Profissional e Tecnológica; 4. Subsidiar os/as discentes no desenvolvimento de produtos educacionais destinados a fortalecer a atividade docente emancipatória na Educação Profissional e Tecnológica; 5. Contribuir com a expansão, no país, da Educação Profissional e Tecnológica com qualidade social.
Corpo Docente:
O corpo docente deste curso na modalidade EaD conta com professores/as formadores/as e professores/as orientadores/as que atuam junto aos/às tutores/as a distância e presenciais, apoiados/as por uma equipe multidisciplinar e de suporte tecnológico e logístico.
Outras Informações:
Disciplinas:
Cultura Digital e Educação Profissional e Tecnológica
Trabalho-Educação: Fundamentos teóricos e didáticos I
Trabalho-Educação: Fundamentos teóricos e didáticos II
Trabalho de Conclusão de Curso I
A docência na EPT: contingências históricas e práticas inspiradoras
Práticas educativas integradoras na EPT: teorias e didáticas
Práticas educativas inclusivas na EPT: teorias e didáticas
Práticas educativas na EJA-EPT: teorias e didáticas
Trabalho de Conclusão de Curso II
Práticas educativas para a permanência e êxito discente na EPT: teorias e didáticas
A pesquisa e a extensão no trabalho pedagógico da EPT: teorias e didáticas
Projetos político-pedagógicos, planos de ensino e avaliação da EPT: teorias e didáticas
Trabalho de Conclusão de Curso III