CAMPUS
MACAÉ
Apresentação:
O Curso de Pós-Graduação lato sensu em Educação Física Escolar emerge na perspectiva de contribuir à formação docente em Educação e/ou daqueles que atuam no campo dos esportes e do lazer, estes compreendidos como direitos sociais instituídos por lei, concretizados em espaços escolares e/ou não escola através de políticas públicas. Esse chamado transcende o “ensinar a ensinar” ou “aprender a fazer”, sobretudo, transmuta-se num cabedal epistemológico crítico.
Público-alvo: Professores(as) de Educação Física que atuam no magistério público e/ou privado; Técnicos em Desporto com curso superior na área de Educação Física; Profissionais de Educação Física com Licenciatura e/ou Bacharelado; Técnicos administrativos em educação com curso superior em qualquer área de conhecimento; Pedagogos; Gestores escolares com curso superior em qualquer área do conhecimento; Agentes públicos que atuam na área dos esportes e/ou do lazer com curso superior em qualquer área de conhecimento; e Membros de Organizações Não Governamentais que atuam na área dos esportes e/ou do lazer com curso superior em qualquer área de conhecimento.
Objetivos Gerais: Proporcionar aos estudantes participantes, que atuam ou que venham atuar na educação básica pública e/ou privada e/ou em projetos esportivos e/ou de lazer de diversas especificações, formação continuada de qualidade, articulando a produção do conhecimento com atividades didático-pedagógicas inovadoras, contribuindo para a intervenção profissional crítica, solidária, democrática e participativa
Objetivos Específicos:
Refletir sobre a Educação Física como tanto como uma prática de intervenção quanto um campo de conhecimento, de forma a compreender o corpo e as práticas corporais nas várias situações da vida humana em sociedade; ● Compreender a Educação Física na conjuntura de cada momento histórico, nos seus contextos econômicos, políticos, sociais, étnico-raciais e educacionais; 21 ● Reconhecer a Educação Física como fenômeno social e cultural, valorizando a práxis pedagógica que promova a inclusão em sentido amplo; ● Analisar e discutir os fundamentos teórico-metodológicos e a produção do conhecimento das práticas corporais esportivas e de lazer; ● Fomentar um espaço de reflexão e discussão a respeito de métodos e conhecimentos acerca do ensino dos esportes e do lazer como direitos sociais; ● Aprofundar as investigações acerca do saber reconhecido como conhecimento do campo da cultura corporal de movimento, do ensino dos esportes nos espaços formais e não formais e do lazer como condição constituinte dos seres humanos; ● Estimular a produção científica e extensionista, contribuindo para o processo ensino-aprendizagem; ● Produzir e tecnologia educacional contextualizada com os cotidianos escolares e não escolares; e ● Fomentar e fortalecer a pesquisa como princípio pedagógico no campus Macaé na área de Educação Física, concretizando-se com a criação do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física, Esportes e Lazer– GEPEFEL.
Corpo Docente:
Lilliany de Souza Cordeiro
Marcelo Barbosa
Germano da Silva Rangel
Gabriel Rodrigues Daumas Marques
Emerson da Mota Saint’Clair
Karen Cristina Montrezol
Fábio de Souza e Silva
Carlos Henrique Nascimento de Cristo Júnior
Sandro Legey Passos de Souza
Rafaela Dumas Reis
Outras Informações:
Disciplinas:
Metodologia da Pesquisa Científica I
Aspectos Didático-Pedagógicos da Educação Física Escolar, do Esporte e do Lazer
Teorias Curriculares em Educação Física e sua correlação com a educação básica
Políticas Públicas em Educação, Educação Física, Esporte e Lazer
Metodologia da Pesquisa Científica II
Trabalho, Educação e Educação Física
Estudos do Lazer
Aspectos Biopsicológicos do Crescimento e Desenvolvimento Humano
Promoção e Manutenção da Saúde em Espaços Escolares e não Escolares
Tópicos Especiais em Educação Física, Esporte e Lazer
Temas da Cultura Corporal de Movimento – Diversidade e inclusão socioesportiva
Temas da Cultura Corporal de Movimento – Inclusão da Pessoa com Deficiência e com Necessidades Educacionais Específicas