Volta às Aulas

Unidades do IFF retomam Atividades Pedagógicas Presenciais

por Comunicação Social da Reitoria publicado 10/02/2022 15h17, última modificação 31/08/2023 13h08
Estudantes de diversos campi já retornaram às aulas práticas nos laboratórios e demais espaços da instituição.
Unidades do IFF retomam Atividades Pedagógicas Presenciais

Estudantes do Campus Bom Jesus durante aula de Apicultura (Fotos: Divulgação)

Após o período de férias escolares, diversos campi do Instituto Federal Fluminense já retomaram, de forma gradual e segura, as suas Atividades Pedagógicas Presenciais (APP), com atividades práticas em laboratórios e demais espaços de aprendizagem para conclusão dos anos letivos de 2020 e 2021. Devido à pandemia da Covid-19, desde 2020 o IFFluminense ofertava suas atividades pedagógicas de modo não presencial, posteriormente combinadas com atividades presenciais.

Nesta semana, no dia 07 de fevereiro, estudantes dos Campi Cambuci, Campos Centro e Itaperuna voltaram às aulas presenciais. No Campus Santo Antônio de Pádua e na Unidade de Formação de Cordeiro o retorno foi no dia 02 de fevereiro. Já os alunos dos Campi Bom Jesus do Itabapoana, Quissamã e Campos Guarus retomaram as suas atividades práticas nos dias 18, 24 e 31 de janeiro, respectivamente.

Nos Campi Cabo Frio, Macaé, Maricá e São João da Barra o retorno está previsto para a próxima semana, dia 14 de fevereiro.

Atividades Pedagógicas Presenciais

As APP foram iniciadas na maioria da unidades do IFFluminense no mês de novembro de 2021, após aprovação das Resoluções N.° 54/2021 - Consup/IFF (alterada pelas Resoluções N.º 66 e Nº 68/2021 e Nº 01/2022) que trata do plano de retorno às atividades presenciais não adaptáveis ao modelo remoto, e N.° 58/2021 - Consup/IFF, que traz as diretrizes para o retorno gradual e seguro às Atividades Pedagógicas Presenciais, combinadas com as Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP).

O planejamento e organização das atividades ficaram a cargo de cada campus, considerando as necessidades e especificidades de cada curso, as condições e possibilidades de participação dos estudantes, bem como as avaliações das condições epidemiológicas feitas pelas Comissões de Biossegurança.

Para mais informações, acesse a Página de Acompanhamento das APP, no portal do IFF, que traz orientações gerais e links para as páginas dos campi.

Vacinação

Para o acesso às atividades presenciais é obrigatória a apresentação prévia pelos estudantes de documento constando o esquema vacinal completo ou parcial, conforme calendário de vacinação local, contra a Covid-19, podendo ser: I - o cartão físico de vacinação fornecido no posto onde a pessoa foi vacinada; II - o certificado nacional de vacinação de Covid-19, disponível no aplicativo ou na versão web do Conecte SUS Cidadão; III - eventuais documentos comprobatórios de vacinação que venham a ser instituídos pela autoridade pública competente; ou IV - laudo que ateste restrição médica à vacinação contra a Covid-19 e que está apto a participação nas atividades presenciais.

Clique nos links abaixo e confira notícias sobre a retomada das APP em diferentes campi do IFF:

Bom Jesus do Itabapoana

Campos Centro

Itaperuna

Macaé

Maricá

Pádua e Unidade de Formação de Cordeiro

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!