CAMPUS SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

Para além das quatro linhas: a construção de um novo olhar sobre o esporte na escola

O Projeto visa contribuir com que o aluno comece a enxergar o esporte como uma possibilidade de combate ao sedentarismo e aumento de sua qualidade de vida a fim de criar um hábito saudável.
Coordenador: Rafael Ferreira Pureza de Oliveira
Bolsista: Fábio Júnior Ferraz Delgado
Bolsista: Samir Peclat da Silva Paula

O projeto PARA ALÉM DAS QUATRO LINHAS: A CONSTRUÇÃO DE UM NOVO OLHAR SOBRE O ESPORTE NA ESCOLA tem por objetivo evidenciar como a imagem e a função social do esporte vem sendo modificada ao longo dos anos onde, vale aquela prática que produz indivíduos aptos a competirem em uma ou mais modalidades esportivas, de modo a representarem à escola na qual estão inseridos. Essa visão restrita direcionada para o esporte, para a formação de atletas, ou aquela visão enfocada no “fazer pelo fazer”, passada para a sociedade em geral, levam a uma compreensão equivocada do sentido pedagógico que a disciplina deve ter no referido contexto. Tal iniciativa, visa contribuir com que o aluno comece a enxergar o esporte como uma possibilidade de combate ao sedentarismo e aumento de sua qualidade de vida a fim de criar um hábito saudável. Tudo isso, sem achar que para fazer algum esporte precisa ser dotado de algum dom ou habilidade especial. Importante se faz, nesse projeto, que o aluno adquira uma noção mais complexa do que venha a ser o esporte. Busca-se fomentar, no aluno, um novo modo de pensar e, por conseguinte, transcender a falsa ideia que a mídia tem propagado, através de grandes eventos esportivos protagonizados por atletas de alto rendimento, no qual apenas os dotados de mais habilidades podem praticar o esporte com sucesso. Por fim, buscamos, acima de tudo que este projeto corrobore a uma inclusão social e prática esportiva de maneira lúdica, evitando qualquer forma de discriminação onde alunos possam praticar esportes fora dos muros escolares e, consequentemente, para além das quatro linhas.

registrado em: Extensão e Cultura, Atleta