CAMPUS SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

Elevação

Unidade do IFF em Cordeiro agora é Centro de Referência

por Comunicação Social da Reitoria com Campus Santo Antônio de Pádua publicado 27/12/2022 14h13, última modificação 27/12/2022 16h02
Mudança possibilita ampliar as ações educativas, e é etapa importante para uma futura transformação em campus do IFF.
Unidade do IFF em Cordeiro agora é Centro de Referência

O Centro de Referência de Cordeiro funciona em uma área de 10.567 m², localizada no Parque de Exposições Raul Veiga, no município (Foto: Roberto Lanes/Campus Pádua).

O Conselho Superior do Instituto Federal Fluminense (IFF) autorizou o funcionamento da atual Unidade de Formação de Cordeiro, ligada ao Campus Santo Antônio de Pádua, como Centro de Referência de Cordeiro (Resolução N.º 56, de 22 de dezembro de 2022).

Mais do que uma mudança de nomenclatura, a elevação da Unidade a Centro de Referência é etapa importante para uma futura transformação em campus do IFF. Também possibilita ampliar as ações educativas no município e região, o recebimento de valores extraorçamentários e aumento de pessoal. Atualmente, o IFF atua em Cordeiro com oferta de Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e Técnico de Nível Médio.

“Galgamos um passo importante ao nos tornarmos Centro de Referência como permitido pela Portaria MEC N.º 713, de 8 de setembro de 2021. Poderemos buscar recursos complementares com o MEC/Setec, e é um passo para futuramente Cordeiro se tornar um campus”, comemora Arthur Rezende da Silva, diretor-geral do Campus Pádua.

A proposta também vislumbra a capilaridade territorial, de forma a expandir a abrangência do IFF no centro-norte fluminense e permitir a elevação da escolaridade e qualificação dos residentes dos municípios no entorno de Cordeiro-RJ. O projeto de criação do Centro de Referência foi elaborado pelo Campus Pádua, com apoio da Reitoria, por meio da Diretoria de Desenvolvimento Institucional. Cordeiro 900x600_0188.jpg

O reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, diz que a mudança para Centro de Referência é o último passo para a federalização da unidade. “Vejo isso com muita esperança. Estamos aqui comprometidos com a mudança e com a federalização da unidade para que se torne um campus do IFF”, diz acrescentando que “o dever de casa nós estamos fazendo: já conseguimos a cessão por 20 anos da área onde funciona a escola, fizemos investimentos em reformas do espaço e, agora, tornou-se um Centro de Referência”.

De acordo com Jefferson, com a mudança de status a unidade passa a ser “vista” pelo Ministério da Educação (MEC). “Ao se tornar um campus, nós vamos ter mais professores, mais técnico-administrativos e mais orçamento da união para fortalecer a nossa ação educativa naquela região”.

O munícipe, Igor Bonan, acredita que a transformação da unidade em Centro de Referência possibilitará que “coisas maiores ainda aconteçam”. “Acredito no potencial desse Centro de Referência do IFF na formação profissional de jovens e adultos de Cordeiro e região. A educação é transformadora e, neste viés, o Centro de Referência é agente para aprimorar a educação e levar seus alunos para serem agentes de transformação educacional e profissional por onde passarem", ressalta.

O diretor de implantação de Cordeiro,  Rubens Zanon, fez um agradecimento. “Primeiramente, agradecer ao nosso Deus pela oportunidade dessa conquista, somos muito gratos aos colegas que estão incessantemente nos ajudando por um bem precioso como a educação”.

Cordeiro 900x600_0147.jpgPara a professora da área de Mecânica, Juliana Layber, trata-se de uma oportunidade. “Desde 2015 atuando na unidade fico muito feliz em ver o projeto dando certo. Cordeiro pertence a uma região carente de educação profissional e o IFF sem dúvidas se apresenta como oportunidade para jovens e adultos”, diz.

Saiba Mais: A Unidade de Formação de Cordeiro, ligada ao Campus Santo Antônio de Pádua, iniciou suas atividades em fevereiro de 2015, em uma sede provisória cedida pela Prefeitura Municipal. Inicialmente, foram ofertados os Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Torneiro Mecânico e Soldador.

Em 2018, foi assinado o termo de cessão de uso de imóvel para o IFF de uma área de 10.567 m², localizada no Parque de Exposições Raul Veiga, no município, onde atualmente funciona a unidade com oferta de Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e Técnico Concomitante em Mecânica, sendo 51 alunos regularmente matriculados.

"Nos idos de 2014, junto com a implantação do IFF Pádua, assumimos o compromisso de instalar uma ação de extensão em Cordeiro, e a partir do apoio na época de Luis Augusto Caldas e Carlos Alberto Fernandes, instituímos a Unidade de Formação de Cordeiro”, relembra Arthur.

Ações para 2023: Arthur acrescenta que, no próximo ano, será feita a entrega da reforma da escola e também a ampliação da oferta de cursos na área de metal mecânica. “Agradeço o apoio da Reitoria, principalmente da diretora Aline Moraes que esteve conosco na elaboração do projeto do Centro de Referência de Cordeiro, e à equipe de Infraestrutura gerida pelo Marcelo”, complementa Arthur.

Cordeiro 900x600_0195.jpg

O Centro de Referência está vinculado administrativamente a um campus e é destinado à oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, nas modalidades presencial e/ou a distância, com o objetivo de expandir o atendimento às demandas por formação profissional em todo o território de abrangência do Instituto Federal, que poderá ser criado por meio de parceria com órgãos da administração pública.(BRASIL, 2021)