Notícias
CONQUISTA
Aluno do IFF São João da Barra é selecionado para intercâmbio no Canadá
Carlos Eduardo ficará três semanas no Canadá para participar do Curso de Imersão em Comunicação na Língua Inglesa (Foto: Divulgação/IFF).
O estudante Carlos Eduardo Porto da Hora, do terceiro ano do Instituto Federal Fluminense Campus São João da Barra e atualmente no nível 5 do Centro de Línguas do IFF (Celiff), foi contemplado para participar do Curso de Imersão em Comunicação em Língua Inglesa, realizado pelo ISC Education Group, na cidade de Toronto, Canadá, no período de 15 de junho a 03 de julho de 2026.
A conquista representa um marco importante na trajetória acadêmica do aluno e reforça o compromisso institucional do IFF em promover experiências formativas que ampliam horizontes e fortalecem a internacionalização. Lançado em setembro, o edital 85/2025, que trata do processo seletivo para ação de mobilidade acadêmica internacional, tinha como público-alvo estudantes regularmente matriculados em cursos técnicos dos campi do IFF, com comprovada situação de vulnerabilidade social e idade a partir de 18 anos. A bolsa inclui o valor integral do curso de imersão, material didático, acomodação em casa de família, refeições diárias, visitas técnicas, transporte e seguro saúde.
Ao comentar sobre o processo e a oportunidade recebida, Carlos Eduardo relembra o momento em que se inspirou a tentar um intercâmbio. “Quando ingressei no IFF, uma das primeiras coisas que observei foi uma notícia impressa exposta que dizia: ‘Estudante do Campus São João da Barra é selecionada para intercâmbio internacional’. Após lê-la, fiquei motivado a participar de um processo seletivo caso surgisse a oportunidade - e ela surgiu. Não fui contemplado inicialmente, mas novas bolsas foram abertas, fui selecionado e agora seguirei para o Canadá. Estou ansioso pela viagem e animado para aprimorar meu inglês no curso que será oferecido, além de aproveitar o ambiente e a cultura, conhecer pessoas e estar aberto ao novo.”
O IFF São João da Barra parabeniza Carlos Eduardo pela seleção e destaca o orgulho pela conquista, fruto de sua dedicação e empenho.