CAMPUS SÃO JOÃO DA BARRA

Estreantes na Competição Compartilham Emoções

Expectativas Elevadas: Equipe SJBots do IFF São João da Barra Pronta para a Etapa Regional da OBR

por Allysson Rodrigues Teixeira Tavares publicado 11/08/2023 15h55, última modificação 11/08/2023 15h55
Integrantes da Equipe SJBots

Uma emocionante batalha de habilidades técnicas e inovação está prestes a acontecer no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Cabo Frio. No próximo sábado, 12/08, trinta e nove equipes, incluindo as promissoras SJBots ATOM e SJBots Paulistech do IFF São João da Barra, estarão competindo na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), em busca da cobiçada vaga na fase nacional da competição.

Com a Etapa Nacional da OBR agendada para ocorrer em Salvador, entre 07 a 12 de outubro deste ano, a competição ganha um sabor especial para os talentosos alunos do IFF São João da Barra, que buscam não apenas a vitória regional, mas também a oportunidade de representar sua escola e cidade no cenário nacional e até mesmo internacional da robótica.

A competição, dividida em dois níveis - Nível 1 para alunos do Ensino Fundamental e Nível 2 para estudantes de Ensino Médio - oferece a chance de pelo menos uma dupla de cada nível se classificar para a Etapa Nacional. As equipes são desafiadas a montar e programar robôs capazes de simular o resgate de vítimas em um cenário de desastre, utilizando conhecimentos científico-tecnológicos para enfrentar os desafios propostos.

O entusiasmo e dedicação dos membros da Equipe SJBots foram destacados como fatores cruciais para sua participação na etapa regional, mas também é importante reconhecer o valioso apoio de instituições parceiras. A equipe expressa sua gratidão à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de São João da Barra, ao IFF Campus São João da Barra e à Empresa Influência Eventos Transformadores por tornarem possível a jornada da equipe na competição.

Dois alunos do primeiro ano, Abraão Lucas e Gustavo Ribeiro, estão prestes a embarcar em sua primeira competição de robótica e compartilham suas emoções sobre a experiência iminente. Abraão Lucas comentou: "Estou empolgado e um pouco nervoso, mas também sei que isso é uma oportunidade incrível para aplicar o que aprendi em sala de aula em um projeto real." Gustavo Ribeiro acrescentou: "É uma chance de aprender com meus colegas mais experientes e testar minhas habilidades em um ambiente competitivo. Estou ansioso para a competição."

À medida que o dia da competição se aproxima, as equipes estão afinando seus robôs, revisando suas estratégias e prontos para enfrentar os desafios com determinação. A cidade de São João da Barra aguarda com expectativa a representação orgulhosa da Equipe SJBots e torce pelo seu sucesso na etapa estadual da OBR.