Notícias
Inauguração
IFF São João da Barra inaugura restaurante estudantil após 12 anos de espera
Inauguração contou com a participação de gestores, servidores, estudantes e autoridades (Foto: Rodrigo Otal/IFF)
O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus São João da Barra inaugurou, nesta sexta-feira, 13 de março de 2026, o restaurante estudantil da unidade. Mais do que um novo prédio, o espaço representa um importante avanço na garantia da segurança alimentar dos estudantes, oferecendo um ambiente adequado, confortável e digno para as refeições diárias de quase 500 alunos.
Durante a cerimônia de inauguração, o reitor do Instituto Federal Fluminense, Victor Saraiva, destacou a relevância do momento para a comunidade acadêmica, lembrando que o campus aguardava pela entrega do restaurante há 12 anos. Segundo ele, ao longo desse período, a instituição enfrentou diversos desafios para assegurar a alimentação dos estudantes. O reitor também ressaltou que a conquista é resultado da retomada de políticas públicas de educação que valorizam a permanência dos alunos na escola.
O novo restaurante conta com estrutura mais ampla e acessível, além de equipamentos e mobiliário modernos. O espaço dispõe ainda de ambientes adequados para a preparação e o armazenamento dos alimentos e será climatizado, proporcionando mais conforto aos estudantes durante as refeições.
A nutricionista do campus, Mariah Barcelos, destacou, emocionada, a importância desse marco na trajetória da instituição. Segundo ela, a implantação do restaurante estudantil é um sonho antigo da comunidade acadêmica. Mariah também reforçou o compromisso da equipe responsável em continuar trabalhando para garantir alimentação de qualidade aos alunos, ressaltando que a iniciativa contribui diretamente para a permanência e o êxito estudantil. Em suas palavras, em uma instituição pública de ensino, o trabalho “só faz sentido se as pessoas ali estiverem em condições reais de estudo”.

A construção do restaurante estudantil foi viabilizada por meio de emenda parlamentar no valor de R$ 1,5 milhão destinada pela deputada federal Talíria Petrone (PSOL). Com a mudança de tipologia do Campus São João da Barra, que deixou de ser um campus avançado, e a chegada de novos códigos de vaga — impulsionados pela aprovação do Projeto de Lei Nº 5874 no Senado Federal — a expectativa é que o restaurante passe a atender, futuramente, cerca de 700 estudantes.
O diretor do Campus São João da Barra, Gláucio Pereira, ressaltou que o restaurante estudantil será fundamental para acompanhar o processo de expansão da unidade. Segundo ele, o espaço permitirá atender ao aumento previsto no número de alunos a partir de 2027, com a criação de um novo curso técnico integrado e a implantação de cursos superiores no município. A iniciativa representa, portanto, um passo importante na ampliação da rede e na consolidação do ensino público federal em São João da Barra.
A deputada Talíria Petrone também destacou que a conquista é fruto da mobilização e da dedicação da comunidade acadêmica, formada por pessoas comprometidas com a defesa da educação pública. Para ela, a entrega do restaurante estudantil representa uma melhoria concreta na vida dos estudantes. A parlamentar enfatizou ainda que a alimentação é um elemento essencial para o processo educacional. “Não é um detalhe, é o básico, mas um básico fundamental para a escola funcionar”, afirmou.
A inauguração do restaurante estudantil representa um marco para o IFF São João da Barra e reafirma o compromisso da instituição com a promoção de condições adequadas para o aprendizado, fortalecendo as políticas de permanência estudantil e contribuindo para a formação integral dos alunos.