CAMPUS SÃO JOÃO DA BARRA

Processo Seletivo

Aberta inscrição para curso de Condutor de Turismo em Unidades de Conservação Ambiental

por Campus São João da Barra com Comunicação Social da Reitoria publicado 17/07/2023 10h52, última modificação 17/07/2023 14h21
Curso será ofertado pelo Campus São João da Barra em parceria com a Reserva Caruara. Estão disponíveis 30 vagas, e as inscrições podem ser realizadas até o dia 27 de julho, gratuitamente.

Lagoa de Iquipari

A partir de uma parceria inédita entre o Instituto Federal Fluminense e a Reserva Caruara, o Campus São João da Barra abriu inscrições para o Curso de Formação Inicial e Continuada em Condutor de Turismo em Unidades de Conservação Ambiental.

O curso, que será desenvolvido de forma presencial com aulas ocorrendo alternadamente no IFF Campus João da Barra e na sede da Reserva Caruara, visa formar profissionais aptos a conduzir ou apoiar a condução de visitantes em atrativos turísticos naturais locais, orientando e interpretando os aspectos ambientais e socioculturais característicos dos mesmos, além de contribuir com mão de obra local qualificada e conectada com ampliação de oportunidades relacionadas ao turismo sustentável gerados na região.

"A restinga é um ecossistema de grande importância ecológica, abrigando uma rica biodiversidade de fauna e flora, incluindo espécies endêmicas. No município de São João da Barra, encontra-se a maior unidade de conservação privada de restinga do país, a RPPN Caruara. Portanto, o Curso FIC de Condutor de Turismo em Unidades de Conservação, oferecido pelo IFFSJB em parceria com a Reserva Caruara, é uma oportunidade para promover a formação de condutores de turismo locais qualificados, que conheçam a importância socioambiental da restinga e possam promover a conscientização sobre a preservação desse ecossistema.", explica Fernanda Vidal, professora de Biologia e coordenadora do curso.

Durante o curso, com carga horária total de 204 horas, os alunos terão aulas sobre o território e meio ambiente, além de visitas técnicas e aulas de campo na própria Reserva Ambiental. A previsão é que o curso tenha início já no dia 14/08/2023. As aulas ocorrerão em até quatro dias semanas, preferencialmente no turno da tarde.

Neste processo seletivo serão disponibilizadas 30 vagas. É necessário que o candidato tenha no mínimo 16 anos e o Ensino Fundamental completo. Os interessados em se candidatar devem comparecer na sede da Reserva Caruara, no período de 18 a 27 de julho, entre as 13h30 e 16h30, levando seu documento de identidade, CPF e comprovante de conclusão do ensino fundamental. Para saber mais acesse o edital do processo seletivo.

A seleção dos candidatos aprovados será por sorteio eletrônico a ser realizado no dia 31 de julho, às 18h, com transmissão pelo Canal Oficial do Campus São João da Barra no YouTube . O resultado da classificação final será divulgada no dia 1º de agosto.

Os candidatos sorteados devem comparecer entre os dias 2 e 4 de agosto no Campus São João da Barra para efetuar a matrícula no curso.

Todas as informações podem ser acompanhadas no Portal de Seleções.

O candidato que apresentar dúvidas relacionadas ao processo poderá enviar e-mail para: ou mensagem via aplicativo WhatsApp para o telefone: 22 99218-8448.

Sobre a Reserva Caruara

A Reserva Caruara é uma Unidade de Conservação do tipo RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) criada de forma voluntária em 2012 pela Porto do Açu Operações, com a missão de proteger, restaurar e promover a biodiversidade do maior fragmento remanescente de restinga em área privada do Brasil, por meio de ações e serviços que gerem conhecimento científico, educação e benefícios ambientais, sociais e econômicos. Em 2022 a sede da Reserva Caruara foi inaugurada com o objetivo de potencializar o Turismo Sustentável, os Serviços Ambientais e a Educação e Pesquisa Científica.

“Desde que foi criada, há 11 anos, a Reserva Caruara é objeto de estudo para além do território, somando mais de 45 linhas de pesquisas diferentes. Temos consciência da importância da história de construção da unidade de conservação e assumimos um compromisso com toda a comunidade, especialmente a acadêmica, para troca de conhecimento e experiências. Ampliamos com esta parceria nossa atuação na área de educação e consolidamos a Caruara como um polo de formação profissional, com foco em educação ambiental, pesquisa científica e turismo sustentável”. -  Caio Cunha, gerente de Relações Portuárias e Reserva Caruara.

Em 6 meses de abertura ao público, a sede da reserva Caruara atingiu mais de 10 mil visitantes entre pesquisadores, estudantes, moradores da comunidade, jornalistas, empresários, poder público, esportistas e o mais variado perfil de pessoas.

Entrada da Sede da Reserva São 40 km² de área protegida - equivale a mais de 5 mil campos de futebol; mais de 1,3 milhão de mudas plantadas; 573 espécies de fauna catalogadas; 307 espécies de flora catalogadas; cerca de 50 trabalhadores fixos dedicados ao processo de restauração e de conservação das tartarugas marinhas na região, com 100% de mão de obra local.

A sede da Reserva está localizada na Avenida Atlântica Iquipari, SN - Grussaí, São João da Barra – RJ. Visite a página oficial da Caruara para conhecer mais em https://reservacaruara.com.br/