CAMPUS SÃO JOÃO DA BARRA

Novo curso técnico

Aprovada criação do Curso Técnico em Transporte Aquaviário no Campus São João da Barra

por Campus Avançado São João da Barra publicado 09/08/2022 11h11, última modificação 09/08/2022 11h11
Edital de seleção dos alunos está previsto para ser lançado em setembro deste ano. Aulas terão início em março de 2023.
Aprovada a criação do Curso Técnico em Transporte Aquaviário no Campus São Joao da Barra

O Conselho Superior (Consup) do IFF aprovou, em sessão ordinária de quinta-feira, 04 de agosto, o Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Transporte Aquaviário do Campus São João da Barra do Instituto Federal Fluminense. O curso será ofertado na modalidade integrada ao ensino médio, o que significa que o estudante cursa o ensino médio em conjunto com o curso técnico, substituindo a oferta de vagas para o Curso Técnico em Construção Naval a partir de 2023.

O projeto de curso e o seu estudo de viabilidade já haviam sido aprovados pelo Conselho de Campus e demais instâncias do IFF até serem enviados ao Conselho Superior. No estudo de viabilidade para a oferta do novo curso foi identificada alta demanda dos arranjos produtivos locais pelo perfil profissional. Atualmente, o Porto do Açu, localizado no município de São João da Barra, abriga a maior base de apoio offshore do mundo, tem o terceiro maior terminal de minério de ferro do Brasil, é responsável por 25% das exportações brasileiras de petróleo e já é o terceiro maior porto nacional em movimentação de cargas.

Em análise das atividades exercidas pelas empresas do complexo portuário localizado no município de São João da Barra, foi identificada a necessidade de formação do profissional capaz de operar movimentação em terminal, em logística e em navegação, além de coordenar e fiscalizar as atividades de prestação de serviços de transporte aquaviário. Segundo dados da Plataforma Nilo Peçanha (PNP), o Campus São João da Barra será a segunda unidade da Rede Federal a ofertar o Curso Técnico em Transporte Aquaviário.

Acompanhe a página do Curso Técnico em Transporte Aquaviário para mais informações sobre o novo curso.